terça-feira, 29 de novembro de 2011

V Simpósio de Comunicação discute novas tecnologias

Imperatriz - Promovido pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz, o V Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, teve início nesta segunda-feira (28). Com o tema “Novas Tecnologias e Cibercultura” o evento proporcionou palestra, lançamentos de livros, oficinas, exposição fotográfica e Mostra Científica aos professores, estudantes e profissionais da área da comunicação.
A abertura contou com a presença da Assessora de Interiorização da UFMA, Cenidalva Miranda, da Assessoria de Comunicação da UFMA, Ester Marques, do Secretário Municipal de Comunicação, Elson Araújo, do Diretor do Campus, Marcelo Chaves e de professores do Curso de Jornalismo.

A palestra “Sociedade da Informação – aspectos positivos e negativos”, ministrada pela Assessora de Comunicação da UFMA, professora Esther Marques, destacou a importância da informação em nossa sociedade. A assessora ressaltou que as informações dividem-se em duas naturezas: a emancipatória – o indivíduo no processo de democratização da informação e a alienante – o aumento da desigualdade a nível da informação.

A Assessora de Interiorização da UFMA, Cenidalva Miranda, destaca a relevância do V Simpósio de Comunicação para o curso de Jornalismo e para a instituição. “É o fortalecimento da universidade no campus de Imperatriz que permite que eventos como esse sejam desenvolvidos. E essas ações não seriam possíveis sem o apoio dos acadêmicos, que são peças fundamentais para o crescimento do curso de Jornalismo.”

Como parte da programação do Simpósio de Comunicação, foram lançados dois livros: A obra que contempla 12 artigos da área da comunicação, “Comunicação Jornalismo e Fronteiras Acadêmicas”, organizado pelos professores do curso de Jornalismo, Marcos Fábio Matos e Marco Antonio Gehlen, e “A Origem do Pensamento Filosófico” - escrito pelo professor do curso de Jornalismo, Almir Lima Torres.

A coordenadora do curso de Jornalismo, Roseane Arcanjo, lembra que V Simpósio de Comunicação faz parte da comemoração dos cinco anos do curso de Jornalismo na UFMA de Imperatriz. “São cinco anos de história do curso, hoje nós estamos mais maduros, temos nosso Grupo de Pesquisa de Mídia Jornalística (G. Mídia), lançamos o nosso primeiro livro, temos vários laboratórios e campo de estágio para os nossos alunos na própria instituição. Nós professores, alunos e técnicos do curso temos muito a celebrar, mas estamos em busca de mais avanços no ensino, pesquisa e extensão”. A programação do V Simpósio vai até esta quarta (30).

Texto: ASSESSORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário