quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Câmara discutiu volta do trem de passageiros em Imperatriz

Imperatriz – O retorno do trem de passageiros da VALE, na estação ferroviária de Imperatriz, foi exaustivamente debatido durante sessão de audiência pública realizada nesta quarta-feira, dia 16, no plenário Léo Franklin, da Câmara de Vereadores de Imperatriz.
Mesa composta na Câmara para a Audiência sobre trem de passageiros.
Participaram da audiência pública o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), os prefeitos Alex Santos, de São Francisco do Brejão, e Zequinha Coelho, de Estreito; a vice-prefeita Edna Maria, de João Lisboa; secretários municipais e vereadores de vários municípios da região Tocantina, bem como o diretor-executivo da VALE, José Osvaldo, e representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O vereador-presidente da Câmara, Hamilton Miranda de Andrade (PSD) observou, no final da audiência pública, que a empresa VALE “deve muito a cidade de Imperatriz e aos municípios da região Tocantina”. “Essa reivindicação da volta do trem de passageiros é considerada de suma importância no processo de desenvolvimento de Imperatriz, cuja economia desponta no cenário nacional”, assinala.

Miranda ressaltou que, após a privatização e o contrato celebrado com a empresa Valec, não permite que seja feito o transporte de passageiros pela ferrovia Norte Sul. “ANTT está fazendo uma reunião no próximo dia 29 (terça-feira), às 9h, no auditório do órgão, em Brasília, onde será colocado em pauta esse assunto”, disse.

Ele espera que seja marcada, depois da reunião da ANTT, em Brasília, novo encontro no plenário da Câmara de Vereadores de Imperatriz para anunciar a operacionalização do trem de passageiros em Imperatriz e na região Tocantina. “É aqui em nossa cidade que o povo está sentindo a dor; se irmos a Brasília seremos apenas mais um lá, mas em Imperatriz temos condições de mobilizar centenas de pessoas para exigir a volta do trem de passageiros”, afirmou.

O vereador Rildo de Oliveira Amaral (PDT), utilizou a tribuna para cobrar da VALE, investimentos na área social de Imperatriz e dos municípios da região Tocantina. “Foi divulgado ontem o ranking das empresas que mais faturaram na América Latina, ficando a VALE, novamente, em primeiro lugar. Agora, questiona-se o quê essa empresa tem deixado para o povo da nossa região?”, indagou.

Ele lembra que chegou a existir um programa social mantido pela VALE que beneficiava dezenas de famílias carentes que residiam às margens da “estrada do arroz”, mas acabou sendo desativado, assim como o trem de passageiros. “O trem de passageiros não dá lucro para VALE, mas também não dar prejuízos. Ela retirou o trem de passageiros e deixou o povo de Imperatriz e toda região sudoeste maranhense desassistida com esse transporte”, frisa.

Rildo Amaral classifica como “falta de respeito o que a VALE faz com os órgãos e instituições de Imperatriz, como a Prefeitura e Câmara Municipal”. “A VALE não tem respeito com a população e as autoridades, pois não respondem os ofícios”, contou.

O deputado federal Chiquinho Escórcio, que luta para viabilizar a retomada do trem de passageiros, foi taxativo em afirmar que percorrerá todos os caminhos em Brasília para conseguir devolver essa modalidade de transporte ao povo humilde de Imperatriz. “É o transporte mais barato do país, cuja população está sendo tolhida desse direito. Vamos acompanhar todo esse processo e exigir providências da VALE para a retomada do trem de passageiros, em Imperatriz”, finalizou.

Texto: ASSESSORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário