segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Que dia é hoje?

Dia das Nações Unidas

A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo principal de manter a paz e a segurança internacionais, propósito que resulta claramente do preâmbulo da Carta das Nações Unidas. A Carta das Nações Unidas consagra o Estatuto da ONU e foi assinada por representantes de 50 países em São Francisco a 26 de Junho de 1945, no final da Conferência das Nações Unidas sobre a Organização Internacional. A Declaração das Nações Unidas foi assinada por representantes de 26 nações que se encontravam em guerra com as Potências do Eixo. Entre aquelas contava-se a Polônia, que não participou na Conferência de S. Francisco. Deste modo, são 51 os Estados membros originários. Mas a ONU está aberta a todos os Estados pacíficos que aceitem as obrigações da Carta.

Veja o que mais se comemora hoje:

Aniversário de Goiânia
Feriado Municipal: aniversário de Goiânia (GO). Tornou-se capital de Goiás em 1942.

Aniversário de Manaus
Capital do Amazonas, que além de atrativos naturais, guarda marcos arquitetônicos do período áurei da borracha, com destaque para o Teatro Amazonas - construído no final do século passado com materiais nobres de várias partes do mundo.

Dia de São Rafael
Celebra-se hoje São Rafael, Arcanjo; São Maglório, Bispo e Confessor; São Evegista, Bispo e Confessor.

Dia do Sapateiro
Dia do Sapateiro O ofício de sapateiro é muito antigo e de início era discriminado, comparado ao ofício de curtidores e carniceiros. O cristianismo fez com que essa situação se reverte-se com o surgimento de três santos sapateiros: Aniano, sucessor de São Marcos como arcebispo de Alexandria (século I), e os irmãos Crispim e Crispiniano, martirizados em Saisson sob Domiciano. Por muito tempo, os sapateiro continuaram trabalhando de forma atesanal. O início da uniformização e da padronização começou na Inglaterra, quando em 1305, o rei Eduardo I estabeleceu medidas uniformizadas e padronizadas para a produção de sapatos. O Rei decretou que uma polegada fosse considerada como a medida de três grãos secos de cevada, colocados lado a lado. Os sapateiros da época compraram a idéia e passaram a fabricar seus calçados seguindo as medidas do rei. Assim, um par de sapatos para criança que medisse treze grãos de cevada, passou a receber o tamanho treze. A partir daí a padronização tornou-se uma tendência mundial. Na idade moderna, surgem e crescem o número de indústrias produtoras de sapatos. Hoje, os sapateiros artesanais têm que disputar com as grandes indústrias de calçados ou trabalham apenas com concertos. O primeiro sapato - O primeiro calçado foi registrado na história do Egito, por volta de 2000 a 3000 a.C.. Trata-se de uma sandália, composta por duas partes, uma base, formada por tranças de cordas de raízes como, cânhamo ou capim, e uma alça presa aos lados, passando sobre o peito do pé. Fonte: Colégio São Francisco

Dia Internacional das Missões
Missões eram, de um modo geral, bandeiras jesuíticas européias que adentravam a América selvagem.

Dia Mundial do Desenvolvimento
Acompanhando o Dia das Nações Unidas, esperamos o desenvolvimento social de todos os países do mundo de uma forma positiva.

Dia Mundial do Desenvolvimento da Informação
Tendo ou não relação com o Dia Mundial do Desenvolvimento, trata-se da evolução da comunicação entre os povos, mas algumas vezes da perda de identidade daqueles que se deixam ser invadidos por ondas de informação que modificam seu modo se ser.

Dia Nacional da Zâmbia
Turistas de todo o mundo visitam as Victoria Falls cataratas , na divisa com Zimbábue. País do sul da África, sem saída para o mar, Zâmbia fica em uma região de planalto, na qual a altitude ameniza o clima tropical. Sua população é composta de 70 etnias que convivem sem conflitos significativos.

Fonte: Que dia é hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário