Imperatriz - Confira alguns tópicos da Coluna, "Na Marca do Pênalti", edição desta terça-feira, 09 de agosto de 2016, do jornal "Correio Popular".
Radialista Carloto Júnior. |
Na Marca do Pênalti
09 de agosto de 2016
Seleção Olímpica...
...ao meu ver, tem erros na escalação do time. Se não, vejamos: nosso lateral direito (Zeca) joga de lateral esquerdo no seu time (Santos); nosso primeiro volante (Thiago Maia) joga como segundo volante no seu time (Santos); nosso segundo volante (Renato Augusto) sempre jogou e joga na China como meia. E nosso time não tem um 9, um atacante de área, especialista. Com esses dados me parece que a seleção nasceu errada, desde a sua convocação até a montagem dos onze. Além disso, o nosso melhor jogador (Neymar) joga em uma faixa morta do campo (do lado esquerdo e não sai de lá). Lembra-me, e muito, Ronaldinho Gaúcho em fim de carreira. Será se o Neymar não renderia mais se jogasse solto, liberado, para atuar do meio para frente?
Outro erro...
...de direcionamento é quanto a escolha do capitão da nossa seleção. (seja na olímpica, seja na principal). Neymar, nosso melhor jogador, demonstra não ter perfil de líder (pode até se tornar um dia). O fato de ser o nosso melhor jogador não o gabarita para usar a braçadeira de capitão. Capitão não precisa ser, necessariamente, o melhor jogador do time. Basta ver os exemplos na própria seleção. Copa de 58 foi o zagueiro Bellini em um time que tinha Didi e Pelé. Em 62, tínhamos Pelé e Garrincha e nenhum usou a braçadeira. O capitão foi o zagueiro, Mauro. Em 70, além de Pelé, tínhamos Rivelino, Gérson, Jairzinho, Tostão e a braçadeira foi do lateral, Carlos Alberto. Na Copa de 2004 o Brasil tinha Bebeto e Romário, o capitão foi Dunga. Pra finalizar, em 2002, a seleção tinha Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho, Rivaldo, para não ir mais longe. O capitão foi o lateral Cafú. Com exceção de 2004, todos os nossos capitães que levantaram a taça, jogavam na zaga ou na lateral. Está na hora dos técnicos brasileiros (Micale e Tite) repensarem sobre o assunto.
Enquanto isso...
...a seleção feminina de futebol está dando um show nas olimpíadas. O escrete canarinho comandado por Marta e Cristiane goleou a Suécia, por 5 x 1, e carimbou seu passaporte para a segunda fase com uma rodada de antecedência. As meninas brasileiras têm jogado tão bem que a torcida brasileira, insatisfeita e decepcionada com a masculina, tem pedido Marta no time masculino. No jogo de hoje, em Manaus, todos os ingressos (43 mil) foram vendidos. Lotação esgotada para o último jogo das meninas na fase de grupos. A preocupação na seleção feminina é com relação a Cristiane, atacante que mais fez gols em Olimpíadas (15). A brasileira deixou o jogo com a Suécia machucada e corre o risco de não jogar mais as Olimpíadas. Segundo o departamento médico do Brasil, o tempo de recuperação levaria de 6 a 12 dias. Cristiane só jogaria, caso o Brasil chegue a final. Vamos torcer para que o exame seja mais animador.
Classificação...
...no último minuto. Assim foi a classificação do Moto Club para as oitavas de finais do Campeonato Brasileiro da Série D. Repetindo o que fez na fase de grupos, o Moto venceu em casa e empatou fora com o Águia de Marabá. Na fase de grupo venceu por 2 x 0, em São Luís e empatou, em 1 x 1, no Pará. Agora, voltou a vencer em casa, só que por 1 x 0, e empatou em Marabá, também em 1 x 1. O gol da classificação foi do zagueiro, Wanderson, nos acréscimos, quando o jogo estava indo para os pênaltis. Nas oitavas de finais, o Moto vai enfrentar o Juazeirense, da Bahia. Adversário bem mais difícil. A CBF, ainda, não definiu as datas dos dois jogos. Certamente no próximo domingo as duas equipes já devem se enfrentar.
Brasileirão...
...tem novo líder. O Palmeiras, que após as derrotas para o Atlético-MG e Botafogo e empate com a Chapecoense, volta a liderar o Campeonato Brasileiro após vencer o Vitória da Bahia por 2 x 1. O time paulista foi beneficiado com a derrota do Santos para o América Mineiro e o empate de ontem do Corinthians contra 0 Cruzeiro. O Palmeiras lidera com 36 pontos, seguido do Atlético/MG com 35, Corinthians e Flamengo com 34. O Santos tem 33, Grêmio e Atlético-PR com 30 pontos. Ou seja, do 1ª ao 7ª são 6 pontos de diferença. Palmeiras termina como campeão do turno. Mas isso não quer dizer nada, já que o que vale mesmo para ser campeão é terminar em primeiro na 38ª rodada. Agora vai começar o returno, conhecida, também, como a fase de volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário