sexta-feira, 11 de abril de 2014

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Abril 11, 2014

Comando
A prefeitura está sob o comando de Hamilton Miranda. E a Câmara está sendo presidida por Esmerahdson de Pinho. O prefeito Sebastião Madeira se afastou por dez dias para viajar aos Estados Unidos. Como o vice-prefeito Pastor Porto não pode assumir, porque é candidato a deputado federal, o presidente da Câmara substitui o prefeito. Na manhã de ontem, Hamilton Miranda entregou o comando da Câmara para Esmerahdson. Nos últimos anos, ele não é o primeiro presidente do Legislativo que comanda o Executivo. No último mandato de Ildon Marques, o então presidente da Câmara, Adhemar Alves de Freitas, assumiu por quase um mês. Agora é aguardar quais ações serão realizadas pelo mandatário interino do município.

Transparente
Ao falar sobre o assunto, o vereador Esmerahdson de Pinho disse que “espero em Deus poder desempenhar meu papel de forma correta, transparente e responsável, como sempre fiz, juntamente com meus colegas, ajudando nossa querida Imperatriz a se tornar um lugar melhor de se morar”.

Vencedora
A Construtora Guterres é que vai construir o tão sonhado Mercado do Peixe de Imperatriz. A licitação foi realizada ontem pela manhã e a empresa apresentou o menor preço – R$ 1.148.518,00. Segundo informou o presidente da Colônia de Pescadores, Salomão Santana, que acompanhou o processo licitatório, agora a planilha vai para a análise técnica da prefeitura e depois será definido o início da obra.

Olha aí!
Com medo de receber uma “cruzeta” do PCdoB, ontem o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse em São Luís que “o combinado é que a vice é do PDT e eu não vou abrir mão disso, porque não vale a pena a gente não cumprir compromissos assumidos”. A sua afirmação é em decorrência das especulações de que o PCdoB estaria buscando apoio do PPS e PSDB e na negociação entraria a vaga de vice de Flávio Dino. O partido comunista prometeu a vice ao PDT ainda no ano passado. E o PDT já escolheu até o nome, o empresário Márcio Honaiser, de Balsas. E agora? Se não der a vaga de vice, o PCdoB dificilmente consegue apoio do PSDB ou PPS. E se der, provoca uma briga com o PDT.

Imbróglio
O clima político em Açailândia não é dos melhores. Consta que na quarta-feira foi protocolada na Câmara Municipal uma denúncia com pedido de impeachment da prefeita Gleide Lima Santos (PMDB). A iniciativa foi de um cidadão, Cleones Oliveira Matos. O assunto seria levado a Plenário para discussão. Se foi decidido pelo recebimento, na mesma sessão seria constituída a Comissão processante, com três vereadores sorteados. A prefeita seria afastada por 90 dias, prazo em que a comissão apresentaria o relatório, opinando pela cassação ou não da prefeita.

Será?
Já se especula que o prefeito em exercício Hamilton Miranda iria fazer mudanças no secretariado. Estranha-se, porque só fica dez dias no cargo e seria desnecessária a medida. Daí surgem os comentários e a lembrança de que em Imperatriz já houve caso do prefeito se afastar para o substituto tomar medidas polêmicas.

Gato escaldado...
Roseana Sarney não renunciou porque não confiou no presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo. Ele foi um dos sarneystas que aderiram a Jackson Lago quando Roseana perdeu a eleição, em 2006. E agora poderia não honrar o compromisso de permitir a eleição indireta de Luís Fernando, sendo ele próprio o candidato a ficar no governo até o dia 31 de dezembro. Agora ele quer melar a escolha do candidato a senador, se lançando pré-candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário