quinta-feira, 10 de abril de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Abril 10, 2014

Terceira via
A desistência de Luís Fernando e a consequente pré-candidatura de Lobão Filho injetaram gás no grupo da terceira via, comandado pela pré-candidata Eliziane Gama (PPS). Já quase entregando os pontos para os comunistas, agora está em avançada negociação com o PSDB de João Castelo. A nota divulgada pelos dois partidos destaca a necessidade da união da oposição, mas alerta para a “urgente necessidade do realinhamento das alianças”, passando “necessariamente pela rediscussão da chapa majoritária do candidato da oposição”. Como o grupo composto pelo PCdoB-PSB-PDT já tem definidos os pré-candidatos a governador, vice e senador, PPS e PSDB devem lançar uma chapa, tendo Eliziane para o governo e João Castelo para o Senado. Mas como o cenário político muda toda hora, tudo pode acontecer.

Prego batido
O senador João Alberto jogou água fria nas especulações de que ele iria ser lançado pré-candidato no lugar de Lobão Filho. “Meu candidato é Lobão Filho. E vou lutar para elegê-lo”, assegurou João Alberto na manhã de ontem. E arrematou: “Lobão Filho é valente, ousado, corajoso. Tem discurso, é um excelente senador. Vou lutar com unhas e dentes para a vitória dele, que é a vitória do grupo”.

Rejeição
A pré-candidatura de Lobão Filho ainda não foi digerida por muitos integrantes do grupo da Situação. Em Imperatriz, há alguns, entre eles integrantes do grupo do prefeito Sebastião Madeira. Conversando com dois secretários, a coluna observou que eles não estão querendo engolir o nome do pré-candidato. Acham que João Alberto seria melhor.

Lá vem, de novo
Até as convenções, quiprocó será grande. É todo mundo querendo alguma coisa. Depois de “melar” a tentativa da governadora Roseana Sarney de eleger Luís Fernando governador em eleição indireta, agora Arnaldo Melo começa a articular junto a deputados a sua candidatura ao Senado. Só que pelo “amor” que Roseana está tendo por ele, é muito difícil Arnaldo Melo conseguir a vaga. A queda-de-braço será dura...

De olho
Os eleitores de Imperatriz estão de olho nos políticos, especialmente os vereadores, que estão propensos a apoiar candidatos de outras regiões, quando deveriam estar do lado daqueles que defendem Imperatriz e a região tocantina. Recentemente, uma liderança local fez uma verdadeira festa para um pré-candidato de Dom Pedro. Na sessão de ontem, alguns vereadores manifestaram-se zangados diante das críticas que estão sofrendo porque estão fechando acordos para apoiar candidatos “periquitos”, que só aparecem na época de pedir voto.

Opção
Falando sobre escolha de candidato a vice-governador na chapa que deverá ser encabeçada por Lobão Filho, uma liderança política local acha que deveria ser de Imperatriz, até porque Flávio Dino terá como vice um nome de Balsas. A liderança entende que no grupo há nomes bons, citando como exemplo o empresário Ribinha Cunha, irmão do deputado Léo Cunha. Ribinha seria filiado ao PSC.

Rumo
Na sessão de ontem, o deputado estadual Jota Pinto (PEN) disse que nesta sexta-feira haverá uma reunião com todos os pré-candidatos do seu partido para discutir as eleições 2014. A partir dessa reunião é que a executiva do partido vai decidir que rumo vai tomar em relação ao apoio ao cargo majoritário. A tendência natural, segundo Jota Pinto, que é o presidente estadual do PEN, é apoiar o candidato do governo estadual, mas não há nada decidido ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário