quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bastidores da política desta quarta................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 9 de janeiro de 2013, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Janeiro 9, 2013

Quem não pode com o pote...
Os novos prefeitos estão há uma semana no cargo e até agora só se ouviu choro por causa da situação caótica em que receberam as prefeituras. É verdade, a bomba que pegaram não é para deixar ninguém sorrindo. Mas eles disputaram as eleições sabendo disso. Não era segredo para ninguém o estado em que a grande maioria dos municípios se encontrava. Aqui na região, nem se fala. Agora o que os novos prefeitos não devem é usar os problemas como desculpa para não fazerem nada. Certamente, os moradores não vão aceitar ficar 4 anos só ouvindo choro. Então, que procurem saídas e mãos à obra.

E...
Na cidade de Governador Edison Lobão parece que caiu uma bomba. O estrago é grande. O prefeito Evando Viana vai ter muita dor de cabeça. Para quem pensa em reeleição, serão quatro anos de muito trabalho, porque senão o bicho vai pegar. Mas é assim mesmo, entrou na chuva tem que se molhar...

Um peso …
Ontem, o prefeito Edvaldo Holanda Júnior foi recebido em audiência pela governadora Roseana Sarney. Nada demais, não fosse a política maranhense menos que um fosso a separar Sarney dos outros. Esse fosso, como se vê, é só enquanto existe o palanque. Quando este é substituído pela caneta, a realidade sobressai. Acabou-se o discurso banal de quem só é oposição pelo poder, para em seu lugar assumir a responsabilidade de quem foi eleito para governar para todos.

Duas medidas
Interessante foi a reação de muitos daqueles que se propagam donos da opinião, inclusive alguns, agora, funcionários do próprio governo municipal em São Luís. A ida de Holanda a Roseana e a opinião, agora favorável, daqueles que em outra ocasião malharam adversários apenas mostram quanto estava certo o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, em tomar a iniciativa um ano e meio atrás. Madeira soube enxergar que o município, seja ele Imperatriz ou São Luís, que o Estado, o Maranhão ou São Paulo, precisa sim, das parcerias do Executivo, seja governo estadual ou União.

Desanimador
Se o projeto do senador Sarney for aprovado determinando um mandato de apenas dois anos para os próximos prefeitos, deverão aparecer poucos pretendentes. Disputar uma arrojada eleição para um mandato tampão não anima qualquer um. Seria mais correto que o senador tivesse proposto o prolongamento do mandato dos atuais prefeitos, que ficariam seis anos no cargo, ou seja, até 2018, com as eleições municipais coincidindo com as de presidente, governador, senador e deputado.

Saindo
Foram realizadas as licitações pelo Governo do Estado para a construção dos hospitais macrorregionais de Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês e Caxias. A empresa responsável pelas obras do hospital de Imperatriz será a Dimensão Engenharia, que também fará o de Caxias. A construção poderá começar ainda neste mês.

Emoção
O sepultamento do ex-prefeito Washington Plácido foi realizado sob forte emoção. Uma multidão acompanhou o cortejo, numa demonstração do grande prestígio que o ex-prefeito tinha na cidade. O deputado Antonio Pereira compareceu. O cantor e compositor Erasmo Dibel fez uma homenagem ao amigo Plácido.

Reunião
Uma fonte revela que está marcada para hoje uma reunião do Sindicato dos Postos de Combustíveis com o prefeito Sebastião Madeira e o secretário de Meio Ambiente, Cleto Vasconcelos. Assunto: vários postos estariam sendo instalados na cidade sem licença do Ibama, Secretaria de Meio Ambiente, ANP, Bombeiros, Defesa Civil e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário