O presidente da Comissão do Meio Ambiente, deputado Léo Cunha (PSC), esteve nessa segunda-feira (31), no povoado Piquiá de Baixo, localizado no município de Açailândia, a fim de vistoriar a área que segundo várias denúncias, feitas pelos moradores, é afetada pela poluição produzida por empresas siderúrgicas ali instaladas.
Os vereadores de Açailândia, Marcio Aníbal (DEM), Fabio Pereira (PSDC) e José Francisco – o Canela (PSB) acompanharam o deputado na visita. Os parlamentares foram recebidos pelo presidente da Associação de Moradores do povoado, Edvar Dantas Cavalcante.
Segundo as denúncias, a poluição se dá, principalmente, devido à fumaça constante que é gerada pelas siderúrgicas e carvoarias. Além de causar danos ao ar, á água e ao solo, essa poluição também afeta á saúde dos moradores do povoado. Uma situação que já foi comprovada através de estudos realizados por Organizações Não Governamentais.
Outro problema bastante preocupante é com relação á uma das principais fontes de abastecimento d’água do povoado, o Rio Piquiá, cuja água já está comprometida pelos resíduos poluentes.
São mais de 300 famílias, sofrendo, há pelo menos, duas décadas, com os resíduos expelidos pelos fornos das siderúrgicas. Entre esses poluentes, destacam-se os gases e a fuligem, que provocam várias doenças respiratórias nos moradores da localidade, e queimaduras nas crianças que brincam inocentemente nos arredores, desconhecendo o perigo a que estão expostas.
O deputado Léo Cunha classificou a situação de “gravíssima”, e assegurou que já na próxima semana, levará o assunto a Comissão do Meio Ambiente, para que junto com os outros membros possa deliberar sobre uma solução.
Texto: ASSESSORIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário