Parceiro do Blog

Parceiro do Blog

Rádio MDB Brasil Nacionais

Rádio MDB Internacionais Dançantes

Rádio MDB 2 Internacionais Românticas

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Governo realiza abertura dos JEMs 2016...

São Luís - O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), realizará a abertura oficial da etapa estadual da 44ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses 2016 (JEMs), nesta sexta-feira (12), às 18h, no Teatro Arthur Azevedo. Nos meses de agosto e outubro, milhares de estudantes, de 12 a 17 anos, vencedores das etapas municipal e regional dos JEMs, disputam, em São Luís, 20 modalidades, nas categorias infantil e infanto e nos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs).

Com o tema “Viver o sonho olímpico, você também pode!”, a edição deste ano conta com a participação de mais de 100 mil alunos, que disputaram desde a etapa municipal, passando pelo regional, até a estadual. A principal competição estudantil do estado vai reunir 83 municípios nas modalidades Atletismo, Badminton, Basquete, Beach Soccer, Capoeira, Ciclismo, Dama, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Jiu-Jitsu, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Karatê, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

Na abertura haverá o acendimento da Pira Olímpica, com a presença do governador Flávio Dino; do secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim; do Comitê Organizador dos JEMs; e de atletas maranhenses. A cerimônia vai contar, também, com a participação do jogador de basquete Aristides Josuel dos Santos, conhecido como o Josuel, que conquistou inúmeros títulos pela Seleção Brasileira em disputas internacionais, em especial nos Jogos Olímpicos de 1992 e 1996. 

Valorização do atleta
Pela segunda vez na história dos JEMs, o Governo do Estado vai garantir aos atletas das delegações do interior do estado três grandes centros de alojamento para vivência e intercâmbio dos atletas maranhenses: o Estádio Castelão, o Parque Folclórico da Vila Palmeira e o Centro Social dos Servidores do Maranhão (Ipem). Para segurança e conforto dos alunos, serão disponibilizados veículos para auxiliar no transporte e estrutura completa de alimentação, acompanhados por nutricionistas.

A fim de garantir o bom condicionamento físico dos atletas dos JEMs 2016, o governo investiu, também, na Clínica de Fisioterapia. O Centro foi estruturado com equipamentos modernos e especialistas da área, visando oferecer o suporte necessário aos alunos. Para o lazer dos atletas, ao longo da competição haverá o “Agita JEMs”, projeto que conta com vasta programação de passeios, apresentações culturais e atividades educacionais, que levam mais lazer e cultura aos atletas no período em que não estão participando das disputas.

De acordo com o diretor geral dos Jogos Escolares, Sandow Feques, os JEMs visam estimular o esporte educacional como instrumento indispensável à formação do cidadão, pois promove a socialização do aluno, despertando bons valores humanos, além do intercâmbio entre os estudantes de todo Maranhão. 

As disputas da etapa estadual categoria infantil (12 a 14 anos) terão início no dia 13 de agosto e se estenderão até o dia 19, juntamente com as disputas do ParaJEMs. Já as disputas da categoria infanto (15 a 17 anos) serão realizadas de 14 a 20 de outubro.

Fonte: Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário