terça-feira, 4 de novembro de 2014

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira, 04 de novembro.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
4 de Novembro de 2014    

No páreo
O quadro sucessório municipal começa a se desenhar mais cedo do que se esperava. No sábado, o ex-prefeito Ildon Marques de Souza reuniu em sua residência aliados que participaram diretamente da sua campanha a deputado federal para agradecê-los. E, para surpresa de todos, anunciou que será candidato a prefeito nas eleições de 2016. O anúncio da pretensa candidatura surpreende porque Ildon Marques costuma se definir somente próximo às convenções. A antecipação da sua decisão favorece seus adversários, que já podem começar a se preparar para um cenário se desenhando cedo. Agora pode-se dizer que já temos três postulantes à sucessão do prefeito Sebastião Madeira - Ildon Marques, Davi Jr. e Rosângela Curado. Madeira pretende lançar candidato. O governador Flávio Dino tentará unir os dois grupos – madeiristas e curados. O problema é saber quem abriria mão da cabeça de chapa. Rosângela não abriria, e Madeira quer eleger o sucessor indicado por ele.

E...
Está se desenhando o cenário sonhado pelo grupo Madeira. Um tucano de bico largo entende que, saindo Rosângela Curado e Ildon Marques, aumenta a chance de Madeira eleger o sucessor. O ex-prefeito e a ex-secretária de Saúde iriam dividir o mesmo pedaço do bolo eleitoral. Pode até ter rumo, mas eleição é sempre uma caixinha de surpresa. É aguardar.

Secretário
O governador eleito Flávio Dino afirmou durante seu discurso na FEST que o prefeito Madeira, após encerrar o seu mandato, terá a tarefa de ajudar a governar o Maranhão. Isso quer dizer que Madeira assumirá uma secretaria no novo governo, após janeiro de 2017.

Cidades
Ontem o governador eleito Flávio Dino anunciou o 16º nome da sua equipe de governo. É Flávia Alexandrina Coelho Almeida Moreira, que comandará a Secretaria das Cidades. Funcionária de carreira da Caixa Econômica Federal, ela é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e possui pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas pelo ISAN/FGV. Das 16 indicações, pelo menos três são políticas. Há os deputados Neto Evangelista, Marcelo Tavares e Bira do Pindaré.

Prazo
Os candidatos que participaram somente do primeiro turno das Eleições 2014, realizado em 5 de outubro, têm até esta terça-feira (4) para prestar as contas dos recursos arrecadados e das despesas de campanha. Já os candidatos a presidente da República e a governador que concorreram no segundo turno no dia 26 de outubro devem prestar contas de campanha à Justiça Eleitoral até 25 de novembro. São obrigados a prestar contas: o candidato e os diretórios partidários, nacional e estaduais, em conjunto com seus respectivos comitês financeiros. Todos os candidatos devem prestar contas, inclusive os que tenham renunciado à candidatura ou desistido dela; os que foram substituídos e aqueles que tiveram o seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral.

Olha aí!
Um adolescente britânico acusado de matar a professora em abril deste ano foi condenado à prisão perpétua, podendo requisitar liberdade condicional somente após cumprir 20 anos da pena. Hoje com 16 anos, tinha 15 quando matou Ann Maguire com uma faca durante uma aula na cidade de Leeds, Norte da Inglaterra.
- Se fosse no Brasil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário