domingo, 13 de abril de 2014

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Abril 13, 2014

Agora vai
A empresa habilitada a fazer a duplicação da BR-010 no perímetro de Imperatriz chegou ao preço oferecido pelo Ministério dos Transportes, de 163 milhões. A empresa, Edeconsil, havia proposto 205 milhões. Disputaram a licitação quatro empresas. A segunda colocada ingressou com um recurso administrativo, mas não foi acatado. Agora será esperado um prazo de cinco dias, porque a empresa, se quiser, pode recorrer à justiça. Então, esta semana será decisiva para que tudo esteja resolvido e finalmente seja definido o início da obra. A informação foi prestada ontem pelo deputado federal Francisco Escórcio, que está acompanhando passo a passo a questão.

Disputa
Se já não bastasse a queda-de-braço entre o deputado federal Gastão Vieira e o deputado Arnaldo Melo (ambos do PMDB), ainda aparece o PTB para brigar pela candidatura de senador no grupo Sarney. Os petebistas alegam que têm direito à vaga, já que a mesma está sendo ocupada por Epitácio Cafeteira, pertencente ao partido. A escolha deve ser feita depois de uma ampla discussão entre os partidos aliados. Pode entrar na disputa até o ex-governador João Castelo, caso haja um acordo do PMDB com o PSDB.

Reivindicações
O deputado Francisco Escórcio disse que foi procurado por alunos da UFMA para que seja o interlocutor junto à Instituição a fim de que sejam atendidas as suas reivindicações. Os estudantes estão fazendo protestos por melhorias no Campus Bom Jesus. O deputado adiantou que vai conversar com o reitor Natalino Salgado nesta segunda-feira.

Apoio
O prefeito Sebastião Madeira e Francisco Escórcio se encontraram em Brasília, na sexta-feira. Ao deputado, o prefeito reiterou o apoio à sua candidatura, em reconhecimento a tudo que tem feito, com a sua luta incansável por benefícios para Imperatriz. Por isso, sente-se na obrigação moral de apoiar Escórcio.

Contas
Todos os prefeitos entregaram suas prestações de contas ao TCE/MA. Nove prefeitos não realizaram a entrega no prazo, até o dia 04/04, mas pagaram multa relativa ao atraso e fizeram a entrega das contas, evitando assim a sanção pertinente que é a declaração de inadimplência. O Pleno do Tribunal decretou a inadimplência dos gestores de quinze Câmaras. Deixaram de entregar suas contas as câmaras dos municípios de Afonso Cunha, Araguanã, Belágua, Benedito Leite, Bequimão, Dom Pedro, Governador Newton Belo, Icatu, Monção, Nova Olinda do Maranhão, Parnarama, Santana do Maranhão, São Domingos do Azeitão, Urbano Santos e Vitória do Mearim.

Prazo
Amanhã,14 de abril, é o prazo para que os partidos enviem via internet a relação de seus filiados contendo a data da filiação, o número dos títulos eleitorais e das seções em que estão inscritos. A medida possibilita que o Tribunal Superior Eleitoral identifique as duplicidades de filiação e notifique os envolvidos. Caso os partidos não enviem a relação até esta data, permanecerá inalterada a filiação de todos os eleitores constantes da relação remetida anteriormente.

Cassação
Momentos antes de ser iniciada a sessão, por volta das 19h de sexta-feira, a Câmara Municipal de Açailândia recebeu uma liminar impedindo-a de afastar a prefeita Gleide Santos. A decisão é do juiz Dr. Ângelo Antônio Alencar dos Santos. Os vereadores querem o afastamento da prefeita e abertura de uma CPI para apurar denúncia de supostas irregularidades feitas por um empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário