terça-feira, 29 de abril de 2014

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Abril 29, 2014

Visita à região
Se não acontecer nenhum imprevisto, o senador Lobão Filho (PMDB) deverá estar em Imperatriz na próxima quinta-feira, iniciando a sua incursão pelo estado depois de ter lançado oficialmente a sua pré-candidatura a governador. Ele visitará vários municípios do sul do estado, onde terá encontros com prefeitos, vices, vereadores e outras lideranças políticas. Em Imperatriz, deverá ter uma reunião com o prefeito Sebastião Torres Madeira, que ainda não se pronunciou sobre o rumo que tomará nas eleições. Madeira tinha compromisso com Luís Fernando, que renunciou à pré-candidatura. Há muita expectativa. Madeira vai ou não subir no palanque de Lobão?

Vice
Depois de aprovar a aliança com o PMDB, agora o PT vai se movimentar no sentido de escolher o vice de Lobão Filho. Há o ex-secretário do Trabalho, José Antonio Heluy, e o ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, José Ferreira Costa. As reuniões para a escolha do vice acontecerão no próximo mês. O PT definiu a reedição da aliança com o PMDB na noite do último sábado. Foram 148 votos contra 61.

Escolha
Se depender de apoio político, o candidato a senador do grupo Sarney seria o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB). Mas se depender do cacife eleitoral, aí a história muda. Hoje o deputado federal Gastão Vieira (PMDB) estaria em melhores condições. E eleição se ganha é com voto. A escolha seria feita através de pesquisas, mas vem encontrando resistências por parte de deputados e outros políticos ligados a Arnaldo Melo. É aguardar.

Não abre
O que iria dizer o pré-candidato do PCdoB ao Governo do Estado, Flávio Dino, em reunião prevista para ontem com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi? Dino prometeu a vaga de vice ao partido e agora está negociando com o PSDB. O PDT já havia até escolhido um nome, o empresário de Balsas, Márcio Honaiser. Tá difícil convencer a cúpula pedetista a ceder o lugar para os tucanos.

Diálogos
O movimento Diálogos pelo Maranhão, liderado pelo pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB), aconteceu sexta-feira (25) nos municípios de Santana, Paulino Neves e Tutóia. No sábado (26) foi a vez de Buriti e Duque Bacelar. No movimento é discutido o Programa de Governo que está sendo construído para promoção do desenvolvimento social do estado.

Ele disse
“São todos farinha da mesma mandioca”. Frase do ex-vereador Nival Coelho e pré-candidato a deputado federal pelo PPS, ao falar sobre a movimentação política em torno da sucessão estadual.

Aumento
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 406/09, que estabelece um valor mínimo anual de recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e aumenta a parcela municipal na distribuição dos recursos arrecadados com tributos federais e estaduais. Segundo informação da Agência Câmara, no caso do ICMS, que é um imposto estadual, a parcela destinada aos municípios aumentará de 25% para 30% do total arrecadado. Já em relação ao Imposto de Renda e ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributos federais, a PEC eleva de 48% para 50% a parcela da arrecadação que deve ser repassada aos estados e municípios. A proposta cria também um dispositivo para evitar reduções nos repasses ao FPM: o valor mínimo anual de recursos para o fundo será estabelecido com base na média dos repasses efetuados pela União nos cinco anos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário