terça-feira, 15 de abril de 2014

Bastidores da política desta terça-feira..

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Abril 15, 2014

Estrela dividida
Vários petistas participaram de um ato, domingo, em apoio ao pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB), entre eles Manoel da Conceição, Jomar e Terezinha Fernandes. Porém, tinham mais filiados de outros partidos – PSB, PDT, PP, SDD, e Pros – do que petistas. A manifestação de apoio do grupo petista não é surpresa, pois o PT vem dividido desde a eleição de 2010, quando fechou coligação com o PMDB e indicou o vice de Roseana Sarney. Este ano não está sendo diferente. O partido pode reeditar a aliança com o PT e a parte liderada pelos dirigentes estaduais da sigla seguirá com Lobão Filho ou outro candidato que o PMDB lançar. Inclusive, os petistas governistas já estariam articulando um ato em prol da candidatura de Lobão Filho, que deverá ter como vice um nome indicado pelo PT.

E...
Se o PCdoB fechar com o PSDB, abrindo palanque para Aécio Neves, os petistas continuarão com Flávio Dino? Como se sabe, o PSDB é o maior adversário do PT e fará de tudo para derrotar Dilma Rousseff. Ao contrário do PMDB, que dá sustentação ao vulnerável governo petista.

Olha aí!
“Duvido que Manoel da Conceição vote em Roberto Rocha”. A afirmação é do ex-presidente municipal do PT e ex-candidato a prefeito de Imperatriz, Adalberto Franklin. Rocha é o pré-candidato a senador da oposição, liderada pelo comunista Flávio Dino.

CNJ
O deputado federal Francisco Escórcio protocolou documento no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reclamando que passados mais de três anos o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) ainda não julgou o processo contra o deputado federal Waldir Maranhão, relacionado a prestação de contas eleitorais. Escórcio alerta que neste ano haverá eleições e o deputado será candidato “sem que tenha sofrido qualquer punição, fugindo, assim, de se tornar inelegível”. Escórcio pede ao CNJ que adote medidas para que o TRE coloque o processo em pauta para julgamento. O mesmo documento também foi protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ação
Depois de conseguir no Tribunal de Justiça (TJ-MA) a condenação do Estado a uma indenização, por danos morais, no valor de R$ 200 mil, o deputado Chiquinho Escórcio agora vai ingressar com uma ação criminal contra os responsáveis pela sua prisão, considerada arbitrária. Policiais foram até o hotel onde Escórcio estava hospedado e comunicaram que ele seria conduzido ao 9º Distrito Policial de São Luís, sem que fosse apresentado qualquer mandado judicial ou motivação que justificasse a prisão. Ele vai representar contra um delegado, o ex-deputado Aderson Lago e um jornalista. Se o ex-governador Jackson Lago fosse vivo, também seria incluído.

Visitas
Nesses dias de interinidade à frente do Poder Executivo, o prefeito em exercício Hamilton Miranda tem cumprido uma vasta agenda de vistoria de obras, visitas a autoridades, lideranças políticas e aos órgãos de Imprensa. Ontem à tarde, o prefeito esteve em O PROGRESSO, onde foi recebido pelos diretores Sergio Godinho e Sergio Henrique. Hamilton estava acompanhado do assessor de Comunicação, Elson Araújo.

“Diálogos”
As atividades do movimento “Diálogos pelo Maranhão” estão sendo intensificadas. Nesse fim de semana, receberam a visita dos pré-candidatos ao Senado, Roberto Rocha (PSB), e ao governo do estado, Flávio Dino (PCdoB), lideranças dos municípios de Aldeias Altas, Lagoa do Mato, Buriti Bravo, Passagem Franca, São João dos Patos, Sucupira do Riachão e Barão de Grajaú. Ontem, Rocha e Flávio participaram da discussão com entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres, em São Luís. As discussões com as lideranças políticas dessas cidades passaram por temas como educação, segurança, políticas de inclusão social e ainda infraestrutura e agricultura familiar. O pré-candidato a senador, Roberto Rocha, falou da importância de ouvir os cidadãos para saber quais os anseios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário