sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Abril 4, 2014

Surpresa
Em meio à crise no sistema de segurança pública, com a greve dos policiais militares, a governadora Roseana Sarney surpreendeu a todos, não anunciando uma solução para o problema, mas escolhendo para comandar a Secretaria de Segurança um nome inimaginável. O substituto de Aluísio Mendes é o secretário da Saúde, Ricardo Murad. Ele não disputará a reeleição de deputado e continuará na Saúde, mas também responderá pela pasta da Segurança, passando a ser um supersecretário. Murad tem a difícil missão de fechar um acordo com os policiais e assim acabar com a greve, que vem causando grandes transtornos à população, assustada com a onda de assaltos e assassinatos.

Quem saiu
Deixaram o governo para disputar as eleições de 2014 treze secretários: Luís Fernando (Sinfra), Pedro Fernandes (Educação), Ricardo Archer (Articulação Política), Paulo Marinho Jr. (Juventude), Alberto Franco (Assuntos Estratégicos), João Abreu (Casa Civil), Hildo Rocha (Cidades), Fábio Gondim (Gestão e Previdência), Cláudio Trinchão (Fazenda), José Costa (Ciência e Tecnologia), Rodrigo Comerciário (Articulação Institucional), Aluísio Mendes (Segurança) e Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária).

Olha aí!
As expectativas estão voltadas para o Palácio dos Leões. Roseana Sarney renuncia ou não? No início da semana o secretário da Saúde, Ricardo Murad, revelou que só deixaria o cargo se Roseana saísse. Agora Murad decidiu que vai continuar, inclusive acumulando o cargo de secretário da Segurança Pública. Sendo assim, fica claro que Roseana não deixará o governo para se candidatar ao Senado.

Na conta
O deputado federal Davi Junior revelou que ontem à tarde comunicou ao prefeito Sebastião Madeira a liberação de emenda, de sua autoria, no valor de R$ 1 milhão. O recurso é destinado à compra de equipamentos para os postos de saúde. Ele também prometeu ao prefeito que vai pleitear no Ministério da Saúde recurso para aquisição de equipamentos para UPA, construída no bairro São José há mais de um ano.

Ele disse
“Se a prefeita dizia que a Força do Progresso é um câncer, ela é a própria morte”. Palavras do vereador Canela (PSB), de Açailândia.

Licitação
Ontem a CPL realizou sessão de abertura e julgamento da licitação da obra de construção do Mercado do Peixe. Participaram cinco empresas. A Abreu Guterres Empreendimentos e Construções impugnou as licitantes WR Construções e Perfurações, D8 Construções, Natal Construções e Tocantins Empreendimentos Locações. A D8 Construções impugnou a Tocantins Empreendimentos Locações. Com escora na Lei 8666/93, a CPL suspendeu a sessão para análise da documentação de habilitação e para análise de emissão de parecer técnico dos acervos das empresas. Nova sessão ficou marcada para o próximo dia 10 de abril, às 9h, na sede da CPL – Rua Dom Cesário, 360, bairro Três Poderes.

Assim é
A oposição está chiando porque o deputado Simplício Araújo (SDD-MA) está sendo criticado por ter destinado R$ 250 mil em emenda para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pois é. Mas se o deputado fosse sarneysta, a mesma oposição estava descendo a ripa. Agora porque é aliado, está “certo”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário