quinta-feira, 17 de abril de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Abril 17, 2014

Tucanou
O pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) ganhou ou perdeu recebendo o apoio do PSDB e, dessa forma, descartando Dilma? A pergunta foi feita com frequência, ontem. Só o tempo dirá, mas vale lembrar que nas eleições de 2010, no Maranhão o PT-Dilma obteve 79,09% da votação (2.294.146 votos), contra apenas 20,91% (606.449 votos) do tucano José Serra. O certo mesmo é que essa reviravolta causou grande repercussão no estado. Flávio Dino reagiu rápido ao encontro do ex-presidente Lula com o pré-candidato Lobão Filho e o ministro Edison Lobão. O encontro foi na segunda-feira e já na terça, à noite, o comunista fechava acordo com Aécio Neves, pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, partido que deve indicar o vice de Flávio Dino. A mexida no tabuleiro político empurrou de vez o PT para os braços do PMDB de Lobão Filho e pode gerar uma forte crise entre PCdoB e PDT, que desde o ano passado havia recebido a garantia do comunista de que iria indicar o candidato a vice-governador.

E...
Ontem também muita gente perguntava: - E agora, como fica a situação do prefeito Madeira (PSDB)? Ele está nos Estados Unidos e ainda não se pronunciou sobre a aliança do seu partido com o PCdoB de Flávio Dino. Mas Madeira nunca escondeu a sua posição política: mesmo apoiando um candidato a governador do PMDB, apoiaria Aécio Neves para a Presidência. Portanto, não mudaria nada. Continua com Aécio, mas sem se aproximar de Flávio Dino. De qualquer forma, é aguardar a chegada do prefeito para se saber do seu posicionamento.

Nem pensar
O jornalista e ex-candidato a prefeito Adalberto Franklin disse ontem que não haveria nenhuma possibilidade dele aceitar ser vice na hipótese do PT querer indicar um nome de Imperatriz no caso de uma aliança com o PMDB de Lobão Filho. “Meu nome não é cabível nem como especulação numa provável indicação do PT para vice de Edinho Lobão ou de qualquer outro candidato que represente a continuidade da oligarquia Sarney. Eu nunca seria candidato nesse campo político-partidário. Quero é o fim da oligarquia, e não seu fortalecimento. Tenho motivos mais que partidários”, afirmou Franklin.

Pesquisa
Está sendo realizada uma pesquisa em Imperatriz. Uma pessoa que foi consultada disse que as perguntas são em torno da sucessão estadual e uma delas é relacionada ao senador João Alberto. Será se estão querendo colocá-lo de “prontidão” para uma eventual necessidade?

Zangado
O vereador Rildo Amaral (SDD) não está para brincadeira. Ontem ele se retirou da sessão em protesto contra o “engavetamento” de um projeto de sua autoria. Ele explicou que o projeto “já fez aniversário de cinco anos” e não colocam em votação, enquanto que nos últimos dois dias o presidente interino, Esmerahdson de Pinho, colocou três projetos de sua autoria que estão com menos de cinco meses.

Vai que dá certo...
É difícil conseguir, mas Lobão Filho tentará o apoio do PDT, aproveitando que o partido foi jogado para escanteio pelo PCdoB, que agora pretende como vice de Flávio Dino um nome do PSDB. O PDT, a exemplo do PMDB, apoia o Governo Dilma.

Encerrada
Prego batido, ponta virada. Considerando que não houve nenhuma irregularidade, a justiça não acatou o recurso de uma empresa contra o resultado da licitação do Mercado do Peixe. A Construtora Guterrez foi a vencedora. Depois de realizadas outras medidas burocráticas, possivelmente dentro de trinta dias, é que deverá ser iniciada a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário