quarta-feira, 9 de abril de 2014

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Abril 9, 2014

Aguardar
E a Eliziane, vai desistir quando?, perguntei a Mara La Rocque. “Não. Agora mais do que nunca ela será candidata”, respondeu. Pode ser, mas preciso ver para crer, como São Tomé. Eliziane tem garantido que não abre da sua candidatura ao governo do Estado. Mas o PCdoB está jogando pesado para que ela desista, porque a sua candidatura causa um estrago danado na candidatura comunista, pois dividem a parte do bolo eleitoral que cabe à oposição. Ontem, por exemplo, surgiram fortes rumores de que Eliziane estaria decidida a desistir da disputa para apoiar Flávio Dino e concorrer ao mandato de deputada federal. É aguardar.

Vice
O PDT, que no acordo com o PCdoB ficou com o direito de indicar o vice de Flávio Dino, definiu o nome na noite de segunda-feira. Não foi Rosângela Curado, de Imperatriz, nem Deoclides Macedo, de Porto Franco. E nem outro da região tocantina. O escolhido foi Márcio Honaiser, forte empresário do ramo agrícola e educacional em Balsas.

Articulando
O ex-prefeito Ildon Marques de Souza (PMN) deve viajar nesta semana a Brasília para um encontro com o ministro Edison Lobão e o seu filho, o senador Edinho Lobão, agora pré-candidato a governador. A mexida no tabuleiro político, com a saída de Luís Fernando e a entrada de Edinho, fortaleceu politicamente Ildon Marques, que é pré-candidato a deputado federal. Poderia até ser uma opção para a vaga de vice, já que o companheiro de chapa de Edinho pode sair de Imperatriz.

Assuntando
Lamentando a saída de Luís Fernando da disputa governamental, o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) amanheceu ontem em São Luís. Foi conversar com Roseana, João Castelo, Luís Fernando, o secretário Ricardo Murad e com o deputado Antonio Pereira. Madeira foi ouvir e dar a sua opinião sobre o novo quadro político desenhado no grupo situacionista com a troca de pré-candidato. O prefeito está com um pé atrás em relação ao nome de Edinho Lobão, mas muitas conversas ainda acontecerão. Nos que ele conversou, sentiu otimismo em torno da candidatura de Edinho.

Aliança
Sebastião Madeira é do PSDB e com João Castelo discutiu os rumos que o partido pode tomar nas eleições. Quando o pré-candidato era Luís Fernando, Madeira estava se esforçando para levar a sigla tucana para uma aliança com o PMDB. Agora que o pré-candidato não é do seu agrado, pode ter recuado.

E...
Na próxima sexta-feira Sebastião Madeira viaja para os Estados Unidos. O presidente da Câmara, Hamilton Miranda, fica no comando da prefeitura de 11 a 19 de abril. O vice-prefeito Luiz Carlos Porto não pode assumir porque é pré-candidato a deputado federal.

Insegurança
Os moradores de Governador Edison Lobão estão reclamando da falta de segurança. São assaltos e arrombamentos de estabelecimentos comerciais acontecendo diariamente. Os Correios e lotérica estariam sem funcionar. Nesta semana, uma loja teve praticamente tudo roubado.

Lamentando
“Eu fiquei triste”, disse ontem a governadora Roseana Sarney sobre a desistência de Luís Fernando. Ela observou que o grupo estava empenhado pela eleição de LF, “mas ele quis sair”.

Cumprir
Rebatendo discursos de oposicionistas na sessão de ontem, o deputado estadual Zé Carlos (PT) afirmou que tem certeza que o Governo do Estado irá cumprir o acordo celebrado na semana passada com os policiais militares. “O acordo vai ser cumprido e os militares terão um fortalecimento resgatado dessas suas perdas, como as demais reivindicações importantíssimas, como a questão das 40 horas e o escalonamento vertical”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário