domingo, 9 de fevereiro de 2014

Bastidores da política deste domingo..

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo.
Jornalista Coló Filho de O Progresso.

Bastidores
Fevereiro 9, 2014

No páreo
Algumas pessoas manifestam dúvida quanto à candidatura do ex-prefeito Ildon Marques de Souza. - Ele será mesmo candidato a deputado federal?, perguntam. Na verdade, Ildon só não seria candidato se houvesse um impedimento jurídico. Fora isso, não há nenhum motivo para ele não disputar o mandato nas eleições deste ano. A prova de que Ildon está mesmo decidido a enfrentar as urnas são as suas andanças que estão acontecendo nos municípios em busca de apoios. E também a sua presença nos eventos políticos, como ocorreu em João Lisboa, anteontem, quando participou de uma solenidade de inauguração do asfaltamento de ruas. Ildon está mostrando a cara e se torna uma preocupação para os pré-candidatos a deputado que sonham com uma votação expressiva em Imperatriz, onde o ex-prefeito tem forte poder político-eleitoral.

Primeiro
Na semana passada, a coluna perguntou qual iria sair primeiro, se a hidrelétrica Serra Quebrada, o dinheiro de Serra Pelada, o asfaltamento da Estrada do Arroz, o Mercado do Peixe ou o Estado do Maranhão do Sul. Pelo que foi anunciado, deverá ser a Estrada do Arroz, pois a obra já foi licitada. Quanto ao Mercado do Peixe, embora já tenha dinheiro do Governo Federal na conta da prefeitura, ainda não se tem informação de quando haverá licitação.

Juntos
Há poucos dias aliados do pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) espalharam que a presidenta Dilma Rousseff deseja a queda da “oligarquia” Sarney e vai apoiar o comunista. Pois bem, há três dias Dilma convidou Sarney para uma reunião, o que demonstra que não estão tão distantes como pregam os adversários. Continuam falando a mesma língua, pois Dilma sabe – e depende – da força do ex-presidente.

Disputa
Segundo o pré-candidato a deputado federal Igor Lago (PPS), o “entulho da velha política” no Maranhão é disputado pelo sarneismo e os seus dissidentes, o reinaldo-dinismo. E completa: “Mas esses dois segmentos, ao verem o navio lulo-petista começar a dar sinais de naufrágio, serão os primeiros a pularem ao mar nas novas ondas que levam à praia do poder”.

De olho
O Partido dos Trabalhadores está atento para a indicação do nome que vai ocupar a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados em 2014. No ano passado, o PT abriu mão da comissão e o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) acabou sendo eleito, gerando uma série de protestos de grupos que o acusavam de homofobia. Maior bancada da Casa, com 88 deputados, o PT tem direito a pleitear o controle de três comissões permanentes e a de Direitos Humanos não está descartada. Mas o Partido Progressista (PP), com 40 deputados, também tem interesse na CDM e já escolheu um nome: Jair Bolsonaro (RJ), que ganhou notoriedade por suas opiniões polêmicas.

Ele disse
- Ninguém é Deus e nem Semi-Deus para dizer que vai mudar o Maranhão, pois quando eles governaram o estado, toda obra que eles começavam, não terminavam; outras nem começavam e o dinheiro sumia. Palavras do deputado federal Sétimo Waquim (Timon).

Culpa
O índice de acidentes em Imperatriz é alarmante. O trabalho da Sutran é muito criticado. Ontem, durante uma discussão sobre o assunto, saiu esta pergunta? - Os acidentes que estão acontecendo são por culpa dos motoristas ou da Setran? Veio a resposta: - As estatísticas mostram que a grande maioria dos acidentes acontece exatamente nos locais sinalizados. Então...

Nenhum comentário:

Postar um comentário