sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta sexta-feira.

Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
Fevereiro 14, 2014

Campus e avanços
Elogiável a atitude da Câmara Municipal de Imperatriz que, por iniciativa do vereador Marco Aurélio, convidou para uma audiência pública o diretor do Campus da UFMA, professor Marcos Fábio. Além de mostrar os avanços do Campus, ele fez algumas reivindicações, como a necessidade da criação de uma linha de ônibus com itinerário específico para a UFMA, campus Bom Jesus; instalação de um posto policial e a necessidade da conclusão das obras dos conjuntos residenciais do Governo Federal, que estão paralisadas, deixando a Universidade isolada, bem como dificultando as famílias que deveriam estar em suas moradias e utilizando-se mais propriamente do espaço acadêmico. Marcos Fábio destacou que “até 2006, a Ufma em Imperatriz era uma instituição acanhada, pouco conhecida, que possuía apenas três cursos noturnos – Direito, Ciências Contábeis e Pedagogia, tinha, entre os seus menos de 50 professores, somente dois doutores, não contava com nenhum curso de pós-graduação e nem com projetos de pesquisa e extensão. Hoje, menos de uma década depois, a realidade da Ufma é outra. Somos quase 200 professores, desses, perto de 70 doutores, e uma infinidade de mestres. Pulamos de três cursos de graduação para nove, nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Tecnologias e da Saúde. Temos mais de 3 mil alunos, entre os regulares e os dos programas especiais de formação de professores. Contamos com um mestrado em Ciência dos Materiais e duas pós-graduações latu sensu em andamento – e mais três projetos para novas pós-graduações em tramitação nos colegiados superiores, com perspectiva de implantação para este ano. Operamos dezenas de projetos de pesquisa e extensão. E estamos distribuídos em duas unidades de ensino – uma vizinha a esta casa, onde estão instalados os cursos de Direito, Pedagogia, Ciências Contábeis, Jornalismo e Sociologia, e outra no bairro do Bom Jesus, onde funcionam os cursos de Engenharia de Alimentos, Enfermagem e Biologia, o mestrado e que abrigará o tão esperado curso de Medicina, um anseio social de mais de 20 anos”. É isso aí.

Será?
Ontem surgiu comentário na Câmara dando conta de que um vereador neófito estaria demonstrando junto aos colegas o desejo de disputar a presidência da Câmara. Inclusive espalhando que o pretenso candidato José Carlos Barros teria desistido de disputar. Isso mostra que a próxima eleição de presidente não deverá ser tranquila, como vem acontecendo ultimamente, sem disputa.

De novo
A BR-010 volta a cortar no mesmo lugar de anos anteriores, no povoado 1700. Isso mostra que o serviço do DNIT não está sendo o que deveria ser feito. Se a colocação de bueiros não resolve, faz-se logo uma ponte. Inclusive, indagação nesse sentido vem sendo feita, como fez no facebook o representante comercial Fernando Alencar Moraes.

Coronel
O Coronel Nelmo Henrique Giarola é o 20º comandante do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS). Também é o primeiro Coronel a comandar o quartel. Os primeiros cinco comandantes eram majores. Os outros tenentes coronéis. Giarola assumiu o comando na noite de quarta-feira, em substituição ao Tenente Coronel Baddy Mitre.

Três anos
Hoje completa três anos da morte de Luiz Brasília, um dos maiores incentivadores da cultura em Imperatriz. O produtor cultural faz falta, não só no meio artístico, como também no jornalístico, ele que por muitos anos trabalhou no Sistema Mirante.

Olha aí!
Vereadores, delegado e juiz aparecem em lista de doadores dos Black Blocs do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário