terça-feira, 8 de outubro de 2013

Estadual e rebaixamento...

São Luís - Apesar de ter sido retirado de pauta da reunião do Conselho Arbitral da FMF, agendada para o dia 11, sexta-feira, o assunto rebaixamento (Blindagem de MAC, Sampaio e Moto), ainda, repercute no meio esportivo.

É bom que se diga que essa idéia partiu do diretor técnico da Federação, Antonio Henrique de Moraes Rêgo, que desde a primeira vez que veio a Imperatriz manifestou o desejo de colocar essa idéia em prática.

Menos mal que foi rechaçada pela maioria dos clubes, inclusive, Sampaio e Imperatriz. Em entrevista, o presidente do Cavalo de Aço, Edvaldo Cardoso, disse que "não vamos aceitar de maneira nenhuma essa proposta, considerada indecente e desprovida de qualquer propósito. No futebol todos são iguais e têm os mesmos direitos e as decisões têm que ser dentro de campo".

Mesmo sendo um dos três beneficiados, o Sampaio, através do presidente Sérgio Frota, que têm sua maneira peculiar de administrar  o clube, também, foi contrário. - "Eu particularmente não concordo, acho que deveria encontrar maneiras melhores de times grandes permanecerem na elite. Grandes times do futebol do Brasil foram rebaixados e nem por isso tiveram o benefício da blindagem e voltaram a cair" -, lembrou Frota se referindo ao Palmeiras. 

Mas no futebol do Maranhão, ainda, existe dirigente que, se a decisão for benéfica para seu clube, ele está de acordo, mesmo contrariando o Estatuto do Torcedor. Foi o caso, por exemplo, do presidente do Bacabal, Roberto Baresi. - "A gente quer entrar com a proposta de que Bacabal e Imperatriz também não podem cair. Nós somos os grandes do interior, então não podemos cair também. Se Bacabal e Imperatriz não puderem ser rebaixado, aceitamos".

Já os presidentes de Moto Club (Roberto Fernandes) e Maranhão (Carlos Moreira), dois, dos três beneficiados, são a favor da "blindagem" dos três grandes da capital, o que não é de se estranhar. Roberto, que viu sua equipe cair para a 2ª divisão por duas vezes, disse que já tinha conhecimento da proposta. -  "Eu, particularmente, já conhecia essa proposta. Acho que um campeonato sem o Moto Club não tem renda, não tem público, não tem atrativo".

Já Carlos Moreira, presidente do MAC, demonstrou não acompanhar o futebol maranhense nos últimos anos. Ele chegou a  dizer que o MAC é quem leva torcida no interior. "Desde que assumi a presidência do Maranhão, vi esses três clubes e que não podem cair. A gente leva público para o interior"

Como o MAC leva público no interior se a imprensa diz que sua torcida na capital cabe dentro de uma combi? Na verdade é tudo falácia, simplesmente para se beneficiar. Se fizerem um levantamento nos borderôs dos últimos 10 anos, quem mais levou público nas competições da FMF, foi o Imperatriz, em seus jogos no Frei Epifânio. Portanto, se falarem em público e renda, o Cavalo de Aço está na ponta da tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário