domingo, 27 de outubro de 2013

Bastidores da política deste domingo...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo.

Bastidores
Outubro 27, 2013

Tucanou
Uma fonte ligada ao PSDB confirmou ontem pela manhã que o empresário Ribinha Cunha se filiou mesmo ao partido tucano. Havia dúvidas porque a filiação foi feita sem alarde, na surdina. Por conta da ida de Cunha ao PSDB, surgem especulações sobre a possibilidade dele disputar um cargo já nas eleições de 2014. Especulam que Ribinha seria candidato a deputado federal. É uma possibilidade remota, porque já tem o seu irmão, deputado estadual Léo Cunha, que será candidato à releição, e isso dificultaria a viabilidade de sua candidatura, já que o grupo, especialmente aqueles que disputarão o mandato de federal, não aceitaria. E também a família precisa concentrar seus esforços apenas em um nome. Mas Ribinha não deixa de ser uma alternativa para a chapa majoritária. O vice de Luís Fernando deverá ser de Imperatriz, e numa possível aliança PMDB/PSDB (em política tudo pode acontecer), Ribinha se tornaria uma opção tucana.

Olhai aí!
A candidatura da deputada Eliziane Gama ao Governo do Estado ainda não é “prego batido, ponta virada”. Ontem pela manhã, em conversa com o colunista, o vice-prefeito Pastor Luiz Porto foi claro ao afirmar que a candidatura de Eliziane depende das alianças. Se o PPS não conseguir o apoio pelo menos do PSB, a candidatura majoritária vai de água abaixo. Além do PSB, o partido quer ainda o PSDB.

Olha aí! – II
Segundo o Pastor Porto, a preocupação maior do PPS é com as candidaturas proporcionais. A sigla abre mão da eleição majoritária para não prejudicar os candidatos, que sem coligações teriam dificuldades para se eleger. “Em primeiro lugar está a eleição de deputados federais e estaduais”, assegurou Pastor Porto, que é pré-candidato a deputado federal.

Olha aí! - III
Como se vê, é grande a possibilidade de Eliziane Gama desistir. E quem lucraria seria o pré-candidato comunista Flávio Dino. Além de deixar de disputar a mesma fatia do bolo eleitoral, ainda iria subir no palanque de Dino. Não é bom para o candidato da situação Eliziane fora do páreo.

Aprovada
O deputado federal José Rocha (PR/BA) enviou ofício ao deputado Francisco Escórcio informando “com satisfação o atendimento à Emenda Individual apresentada por Vossa Excelência ao Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 06, de 2013) para a Adequação de Travessia Urbana no Município de Imperatriz – na BR-010 – e inclusão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”. José Rocha é relator da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. A emenda foi aprovada na reunião do último dia 16. Agora o próximo passo é a licitação da obra.

Punição
A Comissão de Educação da Câmara Federal realiza audiência pública na próxima terça-feira para discutir o Projeto de Lei que estabelece punições para aluno que desrespeitar o professor. O PL 267/11 muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante. O aluno infrator poderá ser suspenso e, na hipótese de reincidência grave, será encaminhado à autoridade judiciária competente.

Dia do Cerimonialista
No próximo dia 29, terça-feira, comemora-se o Dia do Cerimonialista. O CNCP (Comitê Nacional do Cerimonial Público) estará reunindo em Brasília cerimonialistas de vários estados para a comemoração, sob o comando do presidente Ronan Ramos. Será no auditório do TCU. No mesmo dia, também será o aniversário de 20 anos do CNCP, entidade que congrega os cerimonialistas do Brasil. “Nos orgulha muito ter sido fundado em São Luís do Maranhão”, diz o cerimonialista imperatrizense Francisco Brandão, que vai participar das comemorações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário