domingo, 6 de outubro de 2013

Bastidores da política deste domingo.....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste domingo.

Bastidores
Outubro 6, 2013

PPS jackista
A saída dos verdadeiros jackistas e a presença de caras novas no PDT desfiguram o partido. A cara do ex-governador Jackson Lago, agora, é o PPS, com a chegada do seu filho Igor Lago e de outros verdadeiros jackistas. No partido já tinha o atual vice-prefeito de Imperatriz, pastor Luiz Carlos Porto, que foi vice de Jackson. E é em cima disso que o PPS vai trabalhar para descolar a imagem de Jackson do PDT, que continua juntamente com o PCdoB explorando o nome do falecido ex-governador. A viúva Clay Lago não se filiou ao PPS, mas participou do ato de filiação de Igor Lago, que será candidato a deputado federal. O PPS tem como candidata a governadora a deputada estadual Eliziane Gama, rachando assim a oposição e prejudicando Flávio Dino.

Articulando
Ontem o vice-governador Washington Luiz esteve em Imperatriz. Juntamente com o presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, fez uma reunião para discutir o Processo de Eleição Direta (PED-PT). Sobre 2014, um petista informa que “tem nova discussão no cenário. Washington para federal e encontrar uma companheira do Sul para ser vice do Luís Fernando”.

PMN
Confirmando o que a coluna havia informado, o ex-prefeito Ildon Marques se filiou mesmo ao PMN (Partido da Mobilização Nacional). Ele é pré-candidato a deputado federal. Resolveu voltar à cena política depois de um encontro com a governadora Roseana Sarney, com a presença do secretário de Saúde, Ricardo Murad. Roseana tentou convencer Ildon a continuar no PMDB, mas ele demonstrou mágoa com os dirigentes da sigla em Imperatriz.

Golpe duro
A entrada de Ildon Marques no páreo cai como uma bomba na pretensão de Rosângela Curado ser candidata a deputada federal. Sabe-se que a significativa votação de Curado na eleição municipal foi em função da “rasteira” que Ildon recebeu do PMDB, não deixando-o ser candidato. Os ildistas, então, votaram em peso nela, que era a principal alternativa para aqueles que não desejavam votar no prefeito Madeira. É o pedaço do bolo eleitoral de Ildon que Rosângela estava de olho para 2014. Claro que o ex-prefeito não vai ficar com tudo, mas o que vai sobrar será pequeno.

Engraçado
Integrantes da oposição criticam o PT por receber pessoas oriundas do grupo roseanista. E os roseanistas insatisfeitos que foram para o PCdoB e PDT? O partido comunista, por exemplo, recebeu o deputado Raimundo Cutrim, cria do sarneysmo.

Caminho
Filiado ao Solidariedade (SDD), o vereador Rildo Amaral disse ontem que “estamos avaliando o caminho a traçar, montando no Solidariedade uma chapa para deputado estadual com 15 mil votos, enquanto todos os outros candidatos da região precisam de mais de 25 mil”.

Decidido
“Caso a executiva estadual decida não questionar o mandato do parlamentar, aí eu posso tomar uma decisão em relação a isso e entrar na Justiça. Sou o primeiro suplente, posso sim tomar essa decisão”. As palavras são do ex-deputado estadual Valdinar Barros, que está decidido a ingressar na justiça pedindo o mandato de Bira do Pindaré por infidelidade partidária, já que trocou o PT pelo PSB.

Não foram
Por volta das 15h30 de ontem, o empresário Atenágoras Reis Batista informou à coluna que não se filiou ao PTC. Continua no PDT. E que o ex-vereador Edmilson Sanches também não foi, permanecendo no PCdoB. Atenágoras disse que foram procurados por vários partidos. Sanches deve ser candidato a deputado federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário