sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Estado avança na regularização da Vila Cafeteira.


Luis Fernando, Medeira e Chiquinho ouvem Hildo Rocha.
Imperatriz – O sonho de milhares de moradores da região da Grande Vila Cafeteira, em Imperatriz, de residir em sua casa própria e ter moradia digna com o título definitivo do imóvel, começa a se materializar. Na tarde de quinta-feira (29), os secretários de Estado, Luís Fernando Silva (Casa Civil) e Hildo Rocha (Cidades e Assuntos Políticos), juntamente com o prefeito Sebastião Madeira e o presidente do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), Luis Alfredo, promoveram a segunda reunião de trabalho com a comunidade para apresentação do relatório de conclusão da primeira etapa do processo de regularização das áreas construídas no bairro.

 Conforme explicou o secretário Luis Fernando, o trabalho faz parte do compromisso da governadora Roseana Sarney de criar condições para que o cidadão maranhense tenha uma habitação digna. Luis Fernando Silva lembrou que a parceria entre Governo do Maranhão e prefeitura de Imperatriz tem produzido resultados positivos para o município e diversas ações estão saindo do papel, sendo colocadas em prática. Ele lembrou que a regularização das áreas construídas na Vila Cafeteira era um desejo de mais de 25 anos e nos próximos meses, a iniciativa estará se concretizando.

O evento foi realizado na quadra de esportes da Escola Municipal Maria das Neves Marques e contou com a participação de centenas de habitantes das áreas beneficiadas. Gente que aguardava por mais de 25 anos por esta realização. Até hoje, a maioria destas pessoas não possui a escritura do terreno onde as casas foram construídas, sendo a maior parte delas estabelecidas em local pertencente ao Estado. 

Presentes ao encontro, o deputado federal, Chiquinho Escórcio; o deputado estadual, Léo Cunha; o presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Miranda; os vereadores José Carneiro, o Buzuca e José Gomes, o Zé do Creia. 

Na reunião, foi detalhado o resultado de todo o trabalho realizado pelos técnicos do Governo do Estado entre os meses de março à novembro deste ano, nesta primeira etapa do projeto, que consistia em promover o georreferenciamento da área demandada e o levantamento do terreno a ser demarcado. Na planta geral e no memorial descritivo, constam 28 hectares de área, com a distribuição de 1.320 lotes residenciais.

O trabalho é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) e Empresa Maranhense de Administração e Recursos Humanos e Patrimônio (Emarhp), com a prefeitura de Imperatriz.

Cadastro
A partir de agora, o Governo do Maranhão abrirá edital de licitação para contratação de empresa especializada para fazer o cadastro físico e social das famílias a serem beneficiadas. Esta etapa do projeto será realizada pela secretaria de Estado de Cidades.

O secretário Hildo Rocha explicou que só terá direito ao benefício os moradores que realmente residem na área e anunciou que até janeiro de 2013, o cadastramento será iniciado. O objetivo é concluir o levantamento no menor tempo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário