quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bastidores da política desta quarta....................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 28 de novembro, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Novembro 28, 2012

Apanhando
- Todo mundo canta sua terra, eu também vou cantar a minha...
Assim a cantora Alcione começa uma música em que declara o seu amor pelo Maranhão, sua terra natal. Mas parece não ser bem assim. A Marron participou da manifestação realizada pelo Rio de Janeiro contra a divisão dos royalties. Cantou até o Hino Nacional. Foi uma traição ao seu estado e aos outros que lutam para ter também participação nos royalties. São 217 municípios maranhenses que seriam beneficiados. Mas ela, talvez numa atitude impensada, preferiu ficar do lado dos ricos cariocas, abandonando os nordestinos. Logo Alcione, que além de maranhense é amiga da governadora Roseana Sarney e sempre é prestigiada nos eventos promovidos pelo governo. Mas está pagando caro. O pau está cantando no seu lombo. Os jornalistas batem. Os políticos também. Um exemplo é o deputado Francisco Escórcio, que em pronunciamento da tribuna da Câmara criticou duramente a artista maranhense. A revolta é grande. Que o Rio lhe conceda um título de cidadã carioca. E o Maranhão um de persona non grata...

Doente
O ex-vereador de Imperatriz e ex-prefeito de Governador Edison Lobão, advogado Washington Plácido, se encontra em São Paulo lutando contra um problema hepático. Ele está doente desde o período das eleições, o que o impediu de se engajar na campanha de sua esposa Telma, que disputou a prefeitura de Edison Lobão e ficou em segundo lugar.

Secretários
Um dos líderes do PPS em Açailândia, Sininger Vidal, reitera que o nome para a Secretaria Municipal de Saúde será indicado pela governadora Roseana Sarney. Mas agora descarta o nome de Rosângela Curado, que ele havia anunciado como provável secretária. Sininger divulgou alguns nomes para o secretariado da prefeita Gleide Santos (PMDB), entre eles Wilton Lima (Comunicação), Eulália ou Elaine Beatriz (Educação), Irmão Carlos ou Sílvio da Comaco (Obras), Dra. Iranildes Assunção (Administração), Pastor Junior Bueno (Meio Ambiente), Aldemir Nunes (Cultura), Dr. Mendes (Procurador Geral), Pastor Cavalcante (Chefe de Gabinete) e Zetinha Sampaio (Ação Social). Ela é irmã do ex-deputado e ex-prefeito Deusdedith Sampaio.

Motivo
O governo do Estado desmontou o palanque armado pela oposição. Ontem a Secretaria de Estado de Saúde emitiu nota esclarecendo os motivos pelos quais cancelou os editais de licitação para construção de cinco hospitais regionais – Imperatriz, Caxias, Chapadinha, Santa Inês e Pinheiro. Segundo a SES, os editais haviam sido elaborados com base na lei estadual de licitação, mas, como as obras serão financiadas com recursos do BNDES, devem ser licitadas de acordo com as regras do banco. Feitas as adequações técnicas, novos editais serão publicados ainda esta semana para a retomada da licitação das cinco obras, consideradas de fundamental importância para a complementação do Programa Saúde é Vida, “o mais audacioso investimento em saúde pública já realizado no Maranhão”.

Exemplos
Sobre a euforia de dinistas em torno da pesquisa que aponta Flávio Dino liderando para o governo do Estado, jornalistas lembram vários casos de candidatáveis que apareceram disparados mas na campanha despencaram. Recentemente, teve o caso de José Serra, em São Paulo. Favorito, acabou perdendo a eleição para Haddad, que começou com 5%.

Denúncia
A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, em sessão realizada ontem, recebeu denúncia contra o prefeito de Senador La Rocque, João Alves Alencar. De acordo com o Ministério Público, João do Oliveira, como é mais conhecido, deixou de apresentar as contas do exercício 2011 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) no prazo estabelecido em lei, o que no entendimento da instituição configura grave delito. O relator do processo foi o desembargador Bayma Araújo, que ao apresentar voto pelo recebimento da denúncia foi acompanhado pelos desembargadores Raimundo Melo e Cleonice Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário