quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Bastidores da política desta quarta......................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quarta-feira, 21 de novembro, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Novembro 21, 2012

Desespero
O Seminário de Integração do Estado com os Municípios, realizado pelo governo, parece ter levado a oposição ao desespero. É ataque de todos os lados contra a governadora Roseana Sarney, o secretário Luiz Fernando e até mesmo contra prefeitos e vice-prefeitos que não eram alinhados à situação. O vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Porto, por exemplo, é um dos que estão sendo atacados. Ora, ele foi eleito vice em um grupo que é aliado do governo. Mesmo assim, a sua indicação não foi condicionada a apoio ao governo. E nem ele nunca anunciou apoio. Mas está sendo atacado dia e noite por oposicionistas, os quais não têm lá tanta moral para apontar-lhe o dedo. É já que sobra também para o prefeito Madeira. Os deputados Marcelo Tavares (PSB) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB) são os que mais esperneiam contra o seminário. Estão sentindo que o jogo que Flávio Dino vai enfrentar em 2014 não é o que eles até poucos dias imaginavam, levados por um otimismo exagerado apenas por causa da eleição do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, esquecendo-se que sempre o grupo Sarney disputou as eleições estaduais com a oposição comandando a prefeitura da capital.

O preço
O deputado César Pires observou que o secretário Luiz Fernando, nos cinco primeiros anos de sua administração em São José de Ribamar, não recebeu sequer um centavo institucional do governo do Estado. “Posso testemunhar que isso é verdade, pois eu mesmo, nos seis anos em que optei pela oposição, nunca recebi um centavo de minhas emendas”, afirmou o líder do governo. “E o deputado Marcelo Tavares, que era quem liberava as emendas, é testemunho vivo de que nunca recebi”, disse.

O preço - II
Na visão de César Pires, quem está na oposição deve aceitar o destino imposto por sua opção política. “Caminhei os caminhos mais íngremes do ser oposição, vivi agruras e as migalhas políticas que me sobravam e nunca pedi nada ou vim a essa tribuna dizer que os governadores eram algozes do meu mandato”. Disse ainda acreditar que fazer oposição é aceitar, é redimir-se de determinadas situações, é penitenciar-se, mas mantendo-se correto. César Pires entende que não estabelecendo parcerias institucionais com a oposição, o governo não está rompendo um processo histórico. “Quem opta pela oposição, o caminho é esse. Confesso até que não quero mais ser oposição, pois a gente é tratada com desprezo, os amigos desaparecem, os prefeitos vão embora”.

Apanhando
O vereador reeleito Buzuca disse ontem que está “apanhando muito” por ter se lançado candidato a presidente da Câmara. “Fui acusado até de ameaçar uma pessoa. E eles têm ainda todo o mês de dezembro para me bater”, afirmou.

Confirmado
O ex-vereador de Imperatriz Raimundo Nonato garantiu ontem à coluna que vai integrar o secretariado do prefeito eleito Evando, de Governador Edison Lobão. “Fui convidado e aceitei”, confirmou. Ele vai assumir a Secretaria de Cultura.

Sem salário
Será que ainda vão aparecer tantos candidatos a vereador caso seja aprovada pelo Congresso Nacional a PEC que propõe a extinção do salário de vereador em cidades com até 50 mil habitantes? Na última eleição, em Governador Edison Lobão foram mais de 100 candidatos a vereador. A PEC é de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO).

2014
Sininger Vidal, filiado ao PPS de Açailândia, revela que a cidade poderá ter cerca de 10 candidatos a deputado estadual. Só no Grupão, liderado pela prefeita eleita Gleide Santos (PMDB), há pelo menos cinco pré-candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário