quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Bastidores da política desta quarta............


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-quarta, 14 de novembro, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Novembro 14, 2012

Afinados
Perdeu tempo quem tentou fazer intriga entre a governadora Roseana Sarney e o ministro licenciado Edison Lobão, espalhando que ela já havia definido o secretário Luís Fernando como pré-candidato à sua sucessão. Roseana se encontrou em Brasília com Lobão, que inclusive fez questão de rasgar elogios à administração estadual. Lobão é político de grupo, e não romperia se não conseguisse viabilizar a sua candidatura.

Concorrente
Na eleição de 2010, secretários de estado estrearam nas urnas, como Luciano Moreira, que faleceu seis meses depois de assumir o mandato. Para as eleições de 2014 já está surgindo secretário de olho em mandato. É Cláudio Trinchão, da Fazenda. Consta que ele participou da campanha de alguns candidatos nas eleições municipais, entre eles Cicin, que se elegeu prefeito em Estreito.

O próprio
Um vereador eleito teria sido chamado pelo prefeito Madeira para conversar sobre a eleição da mesa diretora da Câmara. O prefeito aproveitou para pedir-lhe o voto em favor de Hamilton Miranda. O vereador prometeu o voto, contanto que o próprio Hamilton fosse pedir-lhe.

E...
Hamilton Miranda ainda não se manifestou sobre a composição da chapa, mas comenta-se que nela estariam os vereadores eleitos Enoc (PDT), Pimentel (DEM) e Caetana (PSDB). É aguardar.

Saindo
O ex-governador Zé Reinaldo Tavares está com um pé no PPS do Pastor Luiz Porto, vice-prefeito eleito de Imperatriz. O ainda secretário de Governo de São Luís ficou sem espaço no PSB, que ao invés de apoiar João Castelo lançou o vice de Edivaldo Holanda, o ex-deputado Roberto Rocha. Zé Reinaldo terá coragem de tentar novamente o Senado ou disputará o mandato de deputado federal? Pode ter novamente Roberto Rocha no seu caminho, que ele culpa de ser o responsável pela sua derrota para o Senado. Rocha também foi candidato e dividiu os votos da oposição.

Mobilização
Ontem, durante a mobilização da Confederação Nacional de Municípios (CNM), além de apoio financeiro, os prefeitos pressionaram para que a presidente Dilma Rousseff sancione o projeto de distribuição dos royalties aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 6 de novembro. A presidente tem até o dia 30 de novembro para decidir sobre a sanção ou o veto ao projeto. O presidente José Sarney disse, ao chegar ao Senado, que o projeto está bom e que serviria para apaziguar a questão. A CNM lança a campanha nacional “Sanciona, Dilma” e o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, convoca todos os prefeitos a enviarem cartas ao Palácio do Planalto pedindo a sanção do projeto.

Silêncio
Em São Luís, a polícia está realizando operação para combater a poluição sonora. Foram presas cinco pessoas que estavam desrespeitando a Lei do Silêncio. Coitada da população de São Luís, que deveria vir para Imperatriz, onde há sossego. O silêncio é total. É tanto, que a polícia não escuta nada. Somos privilegiados nesse mundão do barulho. Aqui há um silêncio sepulcral...

Atuação do MP
Ontem a Comissão Especial da Câmara adiou a votação da PEC 37/11, que prevê que a investigação criminal é competência exclusiva das polícias Federal e Civil, excluindo o poder de investigação do Ministério Público (MP). O relator, deputado Fábio Trad (PMDB-RS), apresentou substitutivo no qual exclui a competência do MP, mas ressalvou que ele pode atuar juntamente com a polícia nos casos de crimes contra a administração pública, que inclui os casos de corrupção, e crimes praticados por organizações criminosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário