sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bastidores da política desta sexta-feira.........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 31 de agosto, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Agosto 31, 2012

Saudade da “viúva”
Onze ex-prefeitos disputam as eleições em municípios da região tocantina. Os candidatos que tentam voltar à “viúva” são Raimundo Jorge (Ribamar Fiquene), Ney Bandeira (Edison Lobão), Zeca Pereira (Estreito), Gildásio (Amarante), Antonio Pereira, Raimundinho e Dete (Lajeado), Neto Teixeira (Cidelândia), Gleide Santos (Açailândia), Zé Aldo e Daltro Filho (São João do Paraíso). Em Vila Nova dos Martírios tinha o ex-prefeito Vá Batista que, enfrentando problemas para registrar a candidatura, desistiu e lançou a filha.

Sete
São João do Paraíso é o município da região com o maior número de candidatos a prefeito. São sete disputando. Governador Edison Lobão também tinha sete, mas o prefeito Lourêncio Moraes desistiu.

Fora
Não disputam a eleição os prefeitos Ildemar Gonçalves (Açailândia), Zé do Mundico (Buritirana), João Alberto (Carolina), Zequinha Coelho (Estreito), Dioni Alves (Ribamar Fiquene), Lourêncio Morais (Edison Lobão), João do Oliveira (Senador La Rocque), Emiliano Menezes (João Lisboa), Deoclides Macedo (Porto Franco), Zé Carlos (Cidelândia) e Emivaldo Macedo (Campestre).

E...
Ontem a coluna revelou que dos municípios tocantinos apenas Porto Franco tinha dois candidatos a prefeito – Adersinho (PDT) e Dr. Nelson (PRP). Mas há, também, Sítio Novo do Maranhão, onde são candidatos o prefeito Carlos Jansen (PRP) e João Piquiá (PTB).

Na campanha
Na manhã de quarta-feira, o ex-prefeito Ildon Marques de Souza foi a uma agência de publicidade de Imperatriz para fazer uma gravação que será exibida no programa eleitoral gratuito da candidata a prefeita Rosângela Curado. Ele chegou acompanhado da candidata. Ildon deve aparecer no programa de hoje ou de segunda-feira.

Discriminação
O deputado Hélio Soares (PP), em discurso proferido na sessão de quarta-feira (29) da Assembleia Legislativa, rebateu as acusações da oposição de que a governadora Roseana Sarney estaria com discriminação partidária nos municípios. Hélio Soares citou o caso de Imperatriz. “O prefeito Madeira faz parte de outro grupo político, mas nem por isso há discriminação, muito pelo contrário, se houvesse, ela poderia mandar fazer as coisas direto”, disse Soares.

Refinaria
Ontem uma comissão de deputados estaduais esteve em Brasília para participar de uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Foi buscar maiores informações sobre o novo cronograma estabelecido pela Petrobras, para a entrega da Refinaria Premium 1, a ser instalada em Bacabeira. Por que a refinaria teve seu prazo de conclusão dilatado? Qual é o nível de fato de certeza da conclusão desse empreendimento aqui no Maranhão?, indaga o deputado Marcelo Tavares (PSB), que integra a comissão, composta ainda por Hélio Soares (PP), Othelino Neto (PPS), Bira do Pindaré (PT) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB). “São informações que todos nós maranhenses gostaríamos de saber a respeito das obras da Refinaria. Esse é um assunto que interessa ao Maranhão inteiro”, argumentou Tavares.

Lista
O Plenário do STF aprovou ontem os nomes dos advogados Henrique Neves, Luciana Lóssio e Admar Gonzaga para compor a lista tríplice de candidatos à vaga de ministro efetivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A lista será encaminhada à presidente Dilma Rousseff, que escolherá o nome para ocupar a vaga deixada pelo ministro Marcelo Ribeiro. O TSE é composto por sete ministros, sendo três oriundos do STF, dois do STJ e dois da classe dos advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário