sábado, 14 de julho de 2012

Bastidores da política deste sábado...

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" deste sábado, 14 de julho, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Julho 14, 2012

Em campo
O ex-deputado Flávio Dino começa a se engajar na campanha dos seus candidatos. Chegou em São Luís para participar da primeira semana de campanha nas cidades da Ilha. O presidente da Embratur busca a pavimentação do seu caminho rumo às eleições de 2014, quando disputará pela segunda vez o Governo do Estado. Em Imperatriz ele apoia a candidatura do deputado Carlinhos Amorim (PDT). O seu partido, o PCdoB, indicou o vice de Amorim, o professor Clayton Noleto. Dino sabe que o jogo será difícil, assim como será em 2014...

Devagar
Em Imperatriz, a campanha eleitoral ainda é fria. Os candidatos estão com o pé no freio, e só devem intensificar a busca ao voto a partir de agosto. A campanha é longa e o gasto é grande. Por isso, ainda estão segurando as coisas. Na verdade, jogar o bloco nas ruas agora é precipitação. A jogada decisiva é em setembro.

Insatisfação
Os dirigentes partidários fizeram coligações sem pensar na base, nos candidatos a vereador. Há muitos chiando, porque foram jogados no meio de feras e trabalharão apenas para ajudar a eleger outros da coligação. Tem vereador que não gostou nem um pouco do rumo que o seu partido tomou.

O que será?
Ontem, um atento observador político revelou que hoje pode surgir uma novidade na eleição de Imperatriz. Não quis dar pista, embora a insistência dos interlocutores. É aguardar.

Ficha Limpa
Em São Luís, a guerra de impugnações começou. Com base na Lei da Ficha Limpa, Genival Alves da Silva, candidato a vereador pelo PRTB, pediu a impugnação da candidatura do ex-prefeito Tadeu Palácio (PP). Na ação, o candidato a vereador submete ao conhecimento da Justiça Eleitoral deliberações do Tribunal de Contas do Estado que desaprovaram contas de Palácio referentes ao exercício de 2005.

Um fora e mais 8 vagas
Dos 13 vereadores de Imperatriz, apenas um não disputará a reeleição. É o vereador Joel Costa, que está no sexto mandato consecutivo. O vereador Sanches seria candidato a prefeito, mas foi rifado pelo PCdoB. Zangou-se e pensou em não disputar a reeleição, mas está no páreo. Na próxima legislatura, que se inicia dia 1º de janeiro, a Câmara terá 8 cadeiras a mais. Passam de 13 para 21.

Ex-vereadores
Conforme os pedidos de registro de candidatura recebidos pela Justiça Eleitoral, 14 ex-vereadores tentarão voltar ao Palácio Dorgival Pinheiro de Souza. São eles: Antonio Pimentel, Edison Caldeira, João Macedo, Arimateia Pessoa, Nival Coelho, Rui Porão, Valdeci Ferreira, João Silva, Demar Fiim, Raimundo Trajano, José Carlos Barros, Terezinha Soares, Valdinar Pereira Barros e Mariano Dias.

No bolso
Funcionários da administração pública municipal foram surpreendidos na manhã de ontem, 13. É que a metade do 13º salário já amanheceu na conta. A administração entendeu o momento especial que vive a cidade com a realização da Expoimp e o aniversário de 160 anos, e determinou o pagamento.

Desafio
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, esteve ontem no TRE-RN. Ela afirmou que essas eleições serão um desafio para a Justiça Eleitoral, que deverá aplicar, pela primeira vez, a Lei da Ficha Limpa. “Ninguém tolera mais a corrupção. Temos que fazer cumprir essa lei”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário