sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bastidores da política desta sexta........

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 27 de julho, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Julho 27, 2012

Profissão
Imperatriz tem três candidatos à prefeitura da área de saúde. Dois são odontólogos - Rosângela Curado (DEM) e Kleber Miranda (PSB). O terceiro é médico (urologista), Sebastião Madeira. Da área de comunicação há um radialista e um jornalista – Justino Filho (PTN) e Adalberto Franklin (PT), respectivamente. Os outros quatro candidatos são de outras áreas: Francisco Melo (PSOL) é coronel da Polícia Militar; Aluísio Melo (PCB) é trabalhador rural; Wilson Leite (PSTU) é técnico em informática e Carlos Amorim (PDT) é advogado. Como se vê, não há nenhum empresário, como aconteceu nas últimas eleições, tendo como candidato o ex-prefeito Ildon Marques. Nos últimos vinte anos já teve funcionários públicos (Renato Moreira e Jomar Fernandes), empresário (Ildon Marques) e atualmente um médico, Sebastião Madeira.

Recuado
Considerado um dos maiores articuladores políticos do estado, o ex-deputado federal Onofre Correa parece que ficará fora de combate nestas eleições. Ele está distante das movimentações políticas neste início de campanha e assim deverá ficar. Pelo menos é o que se percebe.

E...
Falando em recuado, o ex-prefeito Ildon Marques ainda não se pronunciou sobre o seu posicionamento nas eleições, apesar dos aliados de Rosângela Curado terem anunciado que ele seria o coordenador da campanha da candidata do DEM.

Visita
Há cerca de duas semanas Ildon Marques teria recebido em sua residência no bairro Bom Jesus a visita do candidato a prefeito Carlinhos Amorim (PDT). Criticado duramente, hoje é cortejado pelos pedetistas e comunistas. O mundo dá voltas...

Veja só
No município de Mirinzal (Baixada Maranhense) o PMDB tem dois candidatos a prefeito. Amaury Santos Almeida e Irinaldo Francisco Machado pediram o registro de suas candidaturas. Mas o candidato será definido pela Justiça Eleitoral.

Voto aberto
Já aprovada no Senado, chegou à Câmara dos Deputados a proposta de emenda à Constituição que determina o voto aberto, nas duas casas do Congresso, para as votações de quebra de decoro parlamentar. Na Câmara, a PEC também passará por dois turnos de votação, mas poderá dispensar análise das comissões ao ser apensada a outras propostas semelhantes e ganhar prioridade. O voto aberto já foi discutido em reunião do Colégio de Líderes e o texto do Senado, que determina o voto aberto apenas nos processos por quebra de decoro parlamentar, tem chance de obter consenso.

Caos
Está previsto para a manhã de hoje um ato público em frente à prefeitura de Governador Edison Lobão, promovido pelos vereadores. Os prédios públicos estão há 120 dias sem energia. O município deve mais de R$ 1 milhão à Cemar. O caos administrativo também atinge o setor da limpeza pública, onde os donos de caminhões alugados estão com seis meses atrasados; postos de saúde sem medicamentos; estradas vicinais intrafegáveis e servidores com mais de três meses de atraso. O ato público tem o objetivo ainda de chamar a atenção do Ministério Público.

Alerta
Desde o início da manhã desta quinta-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem atendido inúmeras ligações de eleitores informando que receberam e-mail em nome da Central do Eleitor do tribunal, avisando que o título de eleitor está suspenso e pedindo que regularizem a situação por meio de formulário anexo. O Tribunal esclarece que esse e-mail é falso, não foi encaminhado pela Justiça Eleitoral e pode conter vírus. O TSE reitera que não envia e-mails aos eleitores, nem mesmo para comunicar pendências ou cancelamento de títulos. A Corte Eleitoral também não autoriza qualquer instituição a fazê-lo. A única exceção são e-mails em resposta a dúvidas encaminhadas ao TSE. Dessa forma, caso o eleitor receba e-mail em nome da Justiça Eleitoral, a mensagem deve ser apagada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário