sexta-feira, 20 de julho de 2012

Bastidores da política desta sexta...

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 20 de julho, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Julho 20, 2012

Novela PSB
Ontem o candidato a prefeito pelo PSB, Kleber Miranda, disse que os candidatos a vereador da chapa que ele solicitou registro estão unidos. “Eles preferem não ser candidatos do que apoiar Carlos Amorim”, afirma Miranda. O rumo do PSB nas eleições será decidido na justiça. O diretório municipal, presidido por Kleber Miranda, sofreu intervenção. A Comissão Provisória decidiu pela coligação com o candidato Carlinhos Amorim (PDT) e lançou apenas quatro candidatos a vereador. Já Kleber Miranda pediu o registro de sua candidatura a prefeito e da chapa de candidatos a vereador, com 20 nomes. Se for confirmada a aliança com Carlinhos, eles estão fora. “Nenhum está arrependido. Eles não aceitam Carlinhos. Querem candidatura própria. Vamos aguardar o resultado da justiça”, diz Kleber Miranda.

Apoio
Consta que ontem o PMDB teria realizado uma reunião com integrantes do Diretório Municipal para tratar da questão dos candidatos a vereador. Coligado com o DEM na majoritária, o partido lançou chapa pura na proporcional e há o temor de não conseguir alcançar coeficiente eleitoral e assim não eleger vereador. A preocupação maior seria com a vereadora Fátima Avelino. Os candidatos estão sendo incentivados a não desistir da disputa. Todos seriam ajudados na campanha, não interessando se estão apoiando Madeira ou Rosângela Curado.

Poderoso
Uma pessoa que chegou ontem de São Luís diz que presenciou um prefeito da região chegar atrasado no aeroporto do Tirirical, mas mesmo assim embarcou. Conseguiu que o avião o esperasse. O homem não tá fraco não...

Regulamentação
Segundo a Resolução n.º 8.137/11, baixada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, nos municípios onde houver mais de uma zona eleitoral, a competência dos juízos eleitorais obedece ao disposto a seguir: em São Luís, Caxias e Imperatriz, caberá, respectivamente, à 1ª ZE, 4ª ZE e 33ª ZE a responsabilidade pelo processamento dos pedidos de registro de candidatos, impugnações, investigações judiciais eleitorais e exame das prestações de contas. Quanto ao registro de pesquisas eleitorais e propaganda eleitoral, assim como reclamações e representações a elas pertinentes, competirá em São Luís ao juízo da 2ª ZE; em Caxias ao juízo da 5ª ZE e em Imperatriz ao juízo da 65ª ZE. Quando for para recurso contra a diplomação e ação de impugnação de mandato eletivo competirá em São Luís ao juízo da 3ª ZE; em Caxias ao juízo da 6ª e em Imperatriz ao juízo da 92ª ZE.

Fuçando
O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB) também está lutando pela duplicação da BR-135, rodovia de acesso a São Luís. Ele solicitou ao DNIT a realização da obra, alertando que caso não seja feita, novos acidentes e mais mortes continuarão a acontecer. Escórcio também briga pela duplicação da BR-010, no perímetro urbano de Imperatriz. A presidenta Dilma Rousseff prometeu ao senador Sarney incluir a obra no PAC.

Ponte
O deputado federal Costa Ferreira (PSC-MA) defendeu construção de uma ponte sobre o rio Tocantins, ligando a cidade maranhense de Porto Franco ao estado do Tocantins. Segundo ele, “a obra abrirá um novo acesso à Belém-Brasília, incentivando o desenvolvimento do município e de toda a região”.

PCdoB
O PCdoB participa formalmente das eleições em 189 dos 217 municípios do Maranhão. Os candidatos majoritários nas eleições 2012 atingem um número superior a 60. Dados parciais do levantamento feito pela equipe de coordenação política do partido apresentam o PCdoB com 24 candidatos a prefeito e 37 a vice-prefeito. O número de candidatos a vereador é superior a 800.

Um comentário:

  1. Carloto, a intervenção caiu e com ela foi decretada a primeira derrota de Carlinhos.

    ResponderExcluir