quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 19 de julho, escrita pelo jornalista Coló Filho.

Bastidores
Julho 19, 2012

Impugnação
As impugnações divulgadas não significam que os nomes constantes na lista já estejam fora das eleições. Ainda não houve julgamento por parte da Justiça Eleitoral. O que há são pedidos de impugnações feitos pelo Ministério Público, candidatos e coligações. A Justiça ainda não bateu o martelo. Ontem foi o último dia para impugnar os pedidos de registro de candidatos. Dia 5 de agosto é a data em que os registros eleitorais deverão ser julgados para serem aceitos ou impugnados. Em Imperatriz ainda não havia nenhum pedido de impugnação.

Apoio
A propósito da dúvida levantada sobre a participação de Ildon Marques na campanha da candidata Rosângela Curado, ontem o presidente do DEM, Nival Coelho, ligou para o colunista para garantir que o ex-prefeito será mesmo o coordenador-geral da campanha da ex-secretária de Saúde. Segundo Nival, já está sendo inclusive providenciada a equipe que trabalhará na área de marketing.
É aguardar.

2014
Em política tudo pode acontecer. E especular não custa nada. Ontem um observador político aqui da Terra do Frei desenhou o que seria o quadro político de 2014 em relação ao grupo da governadora Roseana Sarney: - Ela deixará o Governo para ser candidata a senadora. Assume o Palácio dos Leões o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, porque o vice-governador Washington Oliveira, se não ganhar a eleição de prefeito de São Luís, seria Conselheiro do TCE. O deputado Ricardo Murad, eleito na semana passada vice-presidente da AL (o mandato começa em janeiro de 2013), assumiria a presidência. O candidato à sucessão de Roseana seria o chefe da Casa Civil, Luiz Fernando. O vice seria o prefeito Madeira se, reeleito, tivesse a coragem de renunciar ao mandato quase dois anos antes do término. Se não, o vice seria o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo. Só que até agora ele ainda não voltou a ser aliado de Roseana. É aguardar, portanto.

Campanha
Imperatriz nunca teve um início de campanha eleitoral tão apático como o das eleições deste ano. Os candidatos continuam “entocados”, ganhando tempo para gastar menos. Ontem, um assessor do prefeito Madeira informou que ele começa a campanha no próximo dia 30, com carros de som nas ruas e distribuição de adesivos.

Segurar
A maior preocupação do PMDB, no momento, é não deixar que candidatos a vereador desistam da disputa. O partido não fez coligação na proporcional e com o quadro de candidatos registrado, poderá ter dificuldade para alcançar o coeficiente eleitoral, correndo o risco de não eleger nenhum vereador. Por isso, uma baixa no quadro é prejuízo.

No ninho
Chico Pelicano, ex-coordenador da Defesa Civil no Governo Ildon, se engajou na campanha do vereador Hamilton Miranda (PSD). Como o presidente da Câmara é Madeira, Pelicano pode se acomodar no ninho tucano...

Agora vai
Ontem o deputado federal Francisco Escórcio disse que foi informado pelo senador José Sarney que a presidenta Dilma Rousseff prometeu colocar no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a duplicação da BR-010, no trecho urbano de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário