quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 7 de agosto.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
7 de Agosto de 2014 

Empolgação
Os adversários do ex-prefeito Ildon Marques de Souza (PMN) comemoraram a impugnação da sua candidatura a deputado federal, em especial aqueles que têm Imperatriz como base eleitoral. Com Ildon Marques fora da disputa, sobra uma significativa fatia do bolo eleitoral imperatrizense que ele iria abocanhar. Mas nem tudo está perdido. Ainda resta uma esperança. Cabe recurso e os advogados do pretenso candidato estão esperando a publicação da decisão do Tribunal Regional Eleitoral para ingressarem com embargo de declaração. Não será fácil reverter a situação, mas estão acreditando que a candidatura de Ildon Marques será registrada. É aguardar.

E...
A pergunta que está sendo feita é: quem vai se beneficiar com a saída de Ildon Marques da disputa? Entre os candidatos tidos como de Imperatriz há Rosângela Curado, Francisco Escórcio, Pastor Porto, Edmilson Sanches e Davi Junior. Quem vai ser o maior beneficiado não se pode prever, mas vale lembrar que, na ausência de Ildon Marques, Rosângela se candidatou a prefeita em 2012 e obteve milhares de votos que seriam do ex-prefeito. Resta saber se agora os mesmos “ildistas” seguirão a candidata. Até porque agora as opções para o eleitor são muitas. Na eleição de prefeito era praticamente um plebiscito, pois apenas dois candidatos polarizaram a disputa.

Não abre
“Eles podem até me dar uma surra grande, mas ainda voto neles. Pra vocês verem o quanto eles são bons”. A afirmação feita pela vereadora Terezinha Soares (PSDB), em pronunciamento da tribuna da Câmara, ontem, ao rebater crítica que recebeu por estar apoiando a reeleição do deputado federal Kleber Verde (PRP) e do deputado estadual Antonio Pereira (DEM).

Defesa
Os vereadores José Carlos Soares e Esmerahdson de Pinho usaram a tribuna na sessão de ontem para defender a administração do prefeito Sebastião Madeira. Zé Carlos destacou a dedicação do prefeito para resolver os problemas nas áreas da infraestrutura, da educação e saúde. Ao rebater uma crítica do vereador Enoc Serafin, Esmerahdson enumerou várias obras, algumas feitas com recursos do próprio Município.

Previsão
No auge da sua experiência política, o senador José Sarney (PMDB-AP) prevê que o candidato ao governo do Maranhão, Edison Lobão Filho (PMDB), alcançará Flávio Dino (PCdoB) em quinze dias.

Julgamentos
Na terça-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão concluiu o julgamento dos pedidos de registros de candidaturas protocolados até o dia 5 de julho. Segundo dados da Secretaria Judiciária, dos 860 processos do tipo em tramitação, 710 foram analisados pela Corte, sendo 120 indeferidos. Das decisões cabem recursos ao próprio TRE e ao TSE. Os 150 processos restantes são os protocolados depois do dia 5, que tratam de pedidos individuais, renúncia, substituição de candidato, entre outros casos, que começarão a ser julgados na sessão do próximo dia 12, terça-feira.

Ocupação
Os professores em greve prometem ocupar a Câmara, hoje, a partir das 8h. Por duas vezes a presidência da Casa já teve que encerrar a sessão antes do previsto por causa de manifestação dos professores, que estão há quase 100 dias em greve.

Parceria
Como forma de iniciar as comemorações de um ano da instalação do ECOCEMAR em Imperatriz, a CEMAR realizou nessa quarta-feira (6) uma palestra para os alunos da Universidade Federal do Maranhão. A atividade tratou dos resultados do projeto na cidade, onde já foram recolhidas mais de 90 mil toneladas de material reciclável. Este mês também foram iniciadas duas novas campanhas de incentivo à coleta seletiva: ‘Mês do PET’ e ‘Dia Verde’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário