quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 27 de agosto.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
27 de Agosto de 2014    

Eleitor-torcedor
Como no futebol, na política o eleitor torce apaixonadamente pelo seu candidato. Só o dele que presta. E a discussão rola com todos fazendo as suas avaliações sempre levados pela emoção, e não pela razão. Quanto ao debate dos candidatos na TV Difusora, segunda-feira, quem saiu vencedor? Para os dinistas, claro que foi o candidato do PCdoB. Para os lobanistas, evidentemente que foi o candidato do PMDB. E há aqueles que acham que o “vencedor” foi Pedrosa, candidato pelo PSOL. Mas há aqueles eleitores que não gostam de política, dos programas eleitorais, de debates. “Não assisti ao debate, porque detesto. Os candidatos, ao invés de mostrar propostas, ficam se agredindo”, disse uma senhora na manhã de ontem, ao ser perguntada sobre a performance dos candidatos no debate. São eleitores assim que decidem eleições. São aqueles que ficam quietos, não saem pelas ruas discutindo nem participando de manifestações. No dia da eleição saem rumo às urnas com o seu título de eleitor no saquinho de plástico, junto à identidade, para registrar, secretamente, o seu voto.

Marcando território
Ontem a coluna noticiou que uma fonte tucana teria dito que “quem for para o PSDB terá que ser como soldado, ficar no rabo da fila”. Ontem mesmo soube-se que o prefeito Madeira até já foi “conscientizado” dessa posição dos membros da Executiva Municipal e da bancada na Câmara.

Enquadrar
A exemplo do que acontece em outros estados, no Maranhão há candidatos a cargo proporcional que não querem divulgar no programa eleitoral gratuito no rádio e na TV o nome do candidato a governador e/ou a senador. Exemplo é o que vem ocorrendo na coligação de Lobão Filho. O PT é coligado com o PMDB, mas há candidatos petistas, como Márcio Jardim, que se recusam a divulgar a chapa majoritária. Mas a direção nacional do PT vai apertar as executivas regionais. Quem não se enquadrar será impedido de usar o tempo do partido. A medida já foi tomada no Distrito Federal. Com isso, todos terão que usar a imagem, o número e nome do candidato majoritário.

Dobradinha
Pastor Porto para federal e Mara La Rocque para estadual. Os dois são de Imperatriz e do PPS. Fariam uma boa dobradinha, mas ainda não se viu os dois juntos. Aliás, pelas fotos que são divulgadas, parece que gostam mesmo é de fazer campanha sozinhos.

Adesivaço
Os tucanos de Imperatriz estão anunciando para esta quinta-feira um adesivaço Aécio Presidente. Será a partir das 19h, na Avenida Dorgival Pinheiro de Souza. Há muito material de propaganda do candidato e o negócio é colocá-lo na rua, afinal foi feito para isso. Já teve campanha para prefeito em Imperatriz, na década de 90, em que o material de um candidato ficou praticamente todo guardado. Em uma eleição para governador, era a maior burocracia para se obter uma bandeira. Vai servir pra que, depois?

Vixe!
Os próprios candidatos da oposição estão se estranhando. Pedrosa e Zeluis Lago, principalmente, não perdoam o candidato Flávio Dino. Candidato pelo PPL, o irmão de Jackson Lago voltou a jogar duro com o comunista no programa eleitoral. Ao lembrar que Lobão Filho pertence “à oligarquia tradicional”, destacou que “o outro é aquele que acusou injusta e covardemente chamando meu irmão de ficha-suja”. E acrescentou: “…aquele que diz representar a mudança, mas nada mais é do que um filhote das velhas oligarquias de Balsas, Caxias e Tuntum”.

Entenda
A governadora Roseana Sarney inaugurou o Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, em São Luís. Mas deputados da oposição preferiram subir à tribuna para criticar a governadora. Há poucos dias reclamavam pelo fato do hospital ainda não estar funcionando. O negócio é só criticar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário