segunda-feira, 8 de julho de 2013

Vereador diz que torre de celular causa danos à saúde..

Imperatriz – A instalação de estações de rádio-base (ERBs), a conhecida torre de transmissão de celular, pode representar riscos para a saúde humana e ao meio ambiente. O alerta é do vereador Fidélis Uchoa  (Foto) que, apesar de recesso parlamentar, busca subsídios para solicitar providências à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) de Imperatriz. “Temos realizado um estudo, inclusive com apoio de especialistas, que consideram prejudicial à saúde a exposição humana aos campos eletromagnéticos gerados por torres de celular instaladas em diversos bairros de Imperatriz”, disse ele, ao citar exemplos de outras cidades brasileiras que estão retirando essas torres da área urbana, ou instalando em locais que ficam distante de residências, escolas ou trabalho.

Além da proximidade, outro problema, é o longo período de exposição de quem mora perto das antenas. Assim como acontece com os aparelhos, não existe ainda um estudo definitivo sobre os danos à saúde da radiação emitida pelas torres.

Fidélis disse que tomou conhecimento que um órgão de fiscalização da Sepluma chegou a notificar, ainda no ano passado, operadoras de telefonia móvel que estavam em situação irregular no município de Imperatriz. O vereador observa que em alguns países os fabricantes de celular e operadores foram obrigados a informar os consumidores, por meio de folhetos, sobre os riscos de exposição dos campos eletromagnéticos.

Ele também disse que o mercado de telecomunicações não para de crescer, com a incorporação de novas tecnologias, principalmente sem fio (wireless), ao dia-a-dia de pessoas e empresas que podem causar grandes danos à saúde da população. “Vamos tomar todas as providências cabíveis com relação a esses problemas das torres de operadoras de telefonia de celular em Imperatriz”, garantiu o vereador.

Texto: ASSESSORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário