quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Bastidores da política desta quinta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 17 de dezembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
17 de dezembro de 2015

Pré-candidatura
Pode até ser que não passe das convenções, em julho, mas a pré-candidatura do vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Luiz Porto (PPS), tem se mantida em pé. Ontem, ele reuniu jornalistas e blogueiros para anunciar que sábado, 19, realizará um ato para o laçamento oficial de sua pré-candidatura à sucessão do prefeito Sebastião Madeira. Porto até agora só disputou a prefeitura como candidato a vice. Perdeu com Jomar e ganhou com Madeira. Dessa vez, o seu desejo é ser cabeça de chapa, em 2016, mas em política não depende só da vontade de um. As regras são impostas de cima pra baixo, sem respeito às bases. Quem acredita que o presidente estadual do PPS, Paulo Matos, vai garantir a legenda a Pastor Porto, embora venha sinalizando? A eleição de Imperatriz passa pelo Palácio dos Leões e Matos não resistiria a um pedido do governador Flávio Dino, que no momento tem a deputada Rosângela Curado (PDT) como opção. E não se espante se o PCdoB lançar um candidato. É aguardar.

Impeachment
De acordo com fontes tucanas, a princípio o prefeito Madeira não estava aprovando a proposta de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), embora o seu partido, o PSDB, esteja a favor. Mas agora ele já estaria mudando de ideia, entendendo que a queda de Dilma seria uma saída para se resolver a crise político-econômica em que o País está mergulhado.

Ciumeira
Está havendo uma ciumeira danada entre aliados do governo em Imperatriz, que integram outros partidos. Acham que tudo está sendo direcionado apenas aos integrantes do PCdoB, principalmente aos vereadores Carlos Hermes e Adonilson e ao deputado estadual Marco Aurélio. Que o diga a vereadora Fátima Avelino (PMDB). Bom, eles que são grandes que se entendam...

Brincadeira
Ontem divulgaram o “resultado parcial de uma pesquisa em andamento”. Nunca tinha visto isso antes, com pesquisa eleitoral sendo divulgada parcialmente. A colocação dos nomes que aparecem pode até estar certa, mas a forma de divulgação tira toda credibilidade. Os institutos de pesquisas já não têm tanta credibilidade e desse jeito vira piada. Ainda bem que a partir do dia 1º de janeiro toda pesquisa para divulgação terá que ser registrada na Justiça Eleitoral. O registro deve ocorrer com antecedência mínima de cinco dias da divulgação.

Contas
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) realizou na manhã de ontem, 16, a última Sessão Plenária do calendário de 2015. O ex-prefeito Dioni Alves da Silva (Ribamar Fiquene) teve suas contas (2010) julgadas regulares com ressalvas, com multas no total de R$ 48.000,00; Hilton Gonçalo de Sousa (Santa Rita/2010), regulares, com multas no total de R$ 12.000,00, e Rômulo Augusto Trovão M. Lima (Coroatá/2001), regulares com ressalvas.

Desincompatibilização
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao responderem a consulta formulada pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), entenderam que no caso de ocupante de cargo de direção que atue como ordenador de despesas, a norma de regência de desincompatibilização é a mesma que deve ser aplicada aos servidores públicos em geral, como prevê a Lei das Inelegibilidades (Lei 64/1990). Ou seja, o candidato deve sair do cargo três meses antes das eleições.

Manifestação
Como a coluna foi redigida antes do ato, não dá para informar se houve ou não muitos participantes na manifestação contra o impeachment, no final da tarde de ontem em Imperatriz. Mas a esquerda sabe fazer zoada, só que fora os militantes, hoje está difícil achar quem defenda Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário