quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Bastidores da política desta quinta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira, 10 de dezembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
10 de dezembro de 2015

Bagunçado
Zorra total”. Assim o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador José Carlos Soares Barros, classificou o sistema de transporte público da cidade. Com o rompimento do contrato com a VBL pela prefeitura e a falta de fiscalização, as vans tomaram de conta, os táxis-lotação aumentaram e até carros particulares estão pegando passageiros nas paradas de ônibus. Há também kombis. Os maiores (ou únicos) prejudicados estão sendo os motoristas de táxi que não fazem lotação. Vários deles se queixaram a José Carlos sobre a diminuição do faturamento depois que se instalou uma bagunça no transporte público. Uma coisa que chama atenção são alguns ônibus da própria VBL, já sem o nome, fazendo linha normalmente, apesar do rompimento do contrato. José Carlos quer debater o assunto antes do recesso parlamentar.

Ex-amigos?
Na terça-feira da semana passada, a deputada federal Rosângela Curado (PDT) e o ex-prefeito Ildon Marques de Souza (PMN) passaram todo o voo Imperatriz-Brasília conversando. Uma pessoa que ficou observando acha que a conversa não era de amigos. Ildon gesticulava. Curado foi secretária de Saúde de Ildon e hoje os dois são pré-candidatos a prefeito.

Festa tucana
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Imperatriz realiza a sua tradicional confraternização de fim de ano no próximo dia 13. Será na Loja Maçônica D. Pedro I – Jardim Oriental. Os convites estão sendo distribuídos, assinados pelo presidente do Diretório, José Ribamar Alves (Cabo J. Ribamar), e pelo presidente de honra, prefeito Sebastião Madeira.

Assim é
O programa “Mais Asfalto” está avançando em todo o Maranhão. São obras de asfaltamento de estradas e recuperação de outras, além de pavimentação de ruas de cidades e povoados. Mérito do governador Flávio Dino, mas tem-se que ressaltar a determinação, competência e simplicidade do secretário da Infraestrutura, o imperatrizense Clayton Noleto, que não se recusa a ouvir e atender às reivindicações das lideranças políticas. Está se revelando como um dos melhores gestores que passaram pela SINFRA-MA.

Judicialização
Os Poderes são independentes, diz a Constituição. Mas muitas decisões do Poder Legislativo sofrem interferência do Poder Judiciário, como agora, no caso da formação da comissão do impeachment da presidente Dilma Rousseff. A judicialização da política no Brasil é boa ou ruim para a democracia?

Não abre
Ontem o empresário e ex-vereador Francimar Gomes Moreira reafirmou a sua pré-candidatura à sucessão do prefeito Sebastião Medeira. Francimar é filiado à REDE, pela qual pretende disputar o pleito, mas se houver empecilho, ele diz que já tem outros partidos como alternativa. “Serei candidato de qualquer jeito”,  garante.

Impeachment
A suspensão da tramitação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff vai até a próxima quarta-feira (16), quando o plenário do STF julgará pedido liminar do PCdoB sobre a constitucionalidade da Lei 1.079/50, que regulamentou as normas de processo e julgamento do impeachment. A pedido do PCdoB, o ministro Edson Fachin decidiu paralisar a tramitação para evitar que atos futuros possam ser anulados pela Corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário