quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Bastidores da política desta quarta....

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 9 de dezembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
9 de dezembro de 2015

Culpa de quem?
Ontem, o assunto predominante na sessão da Câmara Municipal de Imperatriz foi a Avenida Pedro Neiva de Santana, não pelo seu estado de conservação, que não é ruim, mas pelos inúmeros acidentes que vêm acontecendo, muitos com vítimas fatais. Mas de quem é a culpa? Há aqueles que veem uma coisa ou outra para dizer que é da estrada. Quantos acidentes, comprovadamente, aconteceram causados pela estrada? Iluminação? Para que servem os faróis? A Edison Lobão/Montes Altos/Sítio Novo é iluminada? A Belém-Brasília e a BR-222? A Pedro Neiva é duplicada, com pistas largas, e muitos acham que podem apertar o acelerador. Atualmente há uma equipe permanente da SINFRA para tapar buracos e, portanto, não seriam a causa dos acidentes. Mas o governo vai colocar iluminação e aí vamos ver qual será a próxima desculpa. Em contato com o secretário Clayton Noleto, ele informou ontem pela manhã que a licitação será dia 15, às 10 horas.

Carta
O conteúdo da carta enviada pelo vice-presidente Michel Temer à presidenta Dilma Rousseff mostra a direção que o PMDB está tomando. Muitas queixas do vice, e ainda tem o vazamento da carta para reforçar os argumentos. O PMDB, como se sabe, é o pilar do Governo. Se sair, a casa cai. O partido sabe que é o único meio de assumir o Palácio do Planalto, porque pelo voto dificilmente chegará lá.

E...
Possivelmente mandando um recado a Michel Temer, o governador Flávio Dino afirmou: “A única carta que pode levar a um processo de impeachment é a Carta Magna. E a nossa Constituição impede golpes”.

Proibir
O vereador Adonilson Lima apresentou um projeto que proíbe a cobrança de taxa de religação do fornecimento de energia. Ele observou que as pessoas não atrasam o pagamento da conta porque querem e não há um diálogo da empresa com o consumidor para resolver o problema sem que haja a necessidade de corte. A pessoa está com dificuldade de pagar a conta e ainda terá que desembolsar taxa de religação, que seria 30 reais.

De volta
O deputado federal Waldir Maranhão, presidente estadual do PP, tirou o partido do comando de Neto da Ampere para entregar ao Delegado Assis Ramos. Só que este, desconfiado de que estaria caindo numa “cilada”, com o não encaminhamento da sua filiação à Justiça Eleitoral dentro do prazo para ser candidato, caiu fora e procurou o PMDB. Agora, o PP retornou ao comando de Neto da Ampere.

Receita
Ontem a Câmara aprovou Projeto de Lei Ordinária da prefeitura que estima a receita e fixa despesa do Município para o exercício financeira de 2016, no montante de 696.157.794,00 (seiscentos e noventa e seis milhões, cento e cinquenta e sete mil, setecentos e noventa e quatro reais).

Décimo
A prefeitura de Imperatriz ainda não pagou a metade do décimo terceiro salário. A exemplo do ano passado, deve pagar todo até o próximo dia 20, data limite conforme a legislação trabalhista. Mas segundo fonte do Executivo, nesta data há o risco de serem pagos somente os servidores concursados. Está havendo um esforço para que isso não aconteça, mas há a possibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário