quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista, Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira, 2º de dezembro de 2015.
Jornalista, Coló Filho, de O Progresso.

Bastidores
02 de dezembro de 2015

Transparência
Foi entregue na segunda-feira, 30, ao Pleno do Tribunal de Contas do Estado relatório sobre a situação dos 217 municípios maranhenses em relação ao cumprimento dos mecanismos legais de transparência. A verificação resultou de uma força-tarefa integrada pelo TCE, por meio do Ministério Público de Contas (MPC), pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pela Controladoria Geral da União (CGU). O trabalho integra o conjunto de ações da Rede de Controle da Gestão Pública. Composta por dois auditores do TCE, dois promotores de Justiça e três servidores da CGU, a força-tarefa teve sua criação motivada por avaliação prévia realizada pela CGU em relação ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI), em dezoito cidades maranhenses. “Todas receberam nota zero, ou seja, não cumpriam a lei em suas exigências mínimas, informa o auditor federal Wellinton Resende, da CGU.

Repercutindo
O episódio advogados x jornalistas foi lembrado por alguns vereadores na sessão de ontem. Todos saíram em defesa da imprensa, condenando a atitude de profissionais do direito. O assunto foi puxado pelo vereador Raimundo Roma, que é apresentador do programa Bandeira 2. Também se manifestaram  Adonilson Lima e Carlos Hermes. “Se eu fosse o delegado, teria mandado prender o advogado que agrediu o jornalista”, afirmou da tribuna Carlos Hermes. Foi solicitada da Mesa Diretora uma Moção de Solidariedade aos jornalistas.

Reação
O vereador Carlos Hermes não gostou nem um pouco das declarações do vereador João Silva, com duras críticas ao PCdoB. Silva disse que só estava falando porque é professor aposentado, pois se ainda estivesse em atividade correria o risco até de ser demitido. “Não vai sair de vereador, porque não consegue o respeito da sociedade”, reagiu Carlos Hermes, acrescentando que Silva “não tem tamanho para fazer críticas contra o governo e o PCdoB”.

Reação II
O vereador Adonilson Lima também não gostou do pronunciamento do vereador Enoc Serafim, que defendeu a prefeita Maura Jorge, de Lago da Pedra, cidade da qual ele é oriundo. Ele se referiu ao desentendimento que Maura Jorge teve com o governador Flávio Dino, no sábado passado. “Em Lago da Pedra todo mundo sabe quem é você”, disparou Adonilson, insinuando algo errado de Serafim.

Mais um
O que mais tem no grupo liderado pelo governador Flávio Dino são pretensos candidatos a senador em 2018. Entre eles há Weverton Rocha, Waldir Maranhão, Sebastião Madeira, Humberto Coutinho, Edivaldo Holanda Junior e Zé Reinaldo. Para aumentar a lista agora está entrando o PT, que oficializou apoio ao governo do Estado. Consta que o partido também vai lutar por uma candidatura ao Senado. O problema no grupo só não será maior porque há duas vagas.

Falecimento
A coluna registra, com pesar, o falecimento da senhora Zequinha Moreira. Era a filha mais velha do ex-prefeito Simplício Moreira, pai do também ex-prefeito Renato Moreira. Dona Zequinha foi professora e a primeira secretária da Câmara Municipal de Imperatriz. Também lançou o livro “Simplício Moreira: precursor do desenvolvimento de Imperatriz”, rendendo a ela o prêmio AIL (Academia Imperatrizense de Letras). Tinha 89 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário