sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Campanha contra o câncer...

Imperatriz - Em audiência pública realizada na manhã de ontem, quinta-feira, na Câmara Municipal de Imperatriz, foi lançada, oficialmente, a campanha “Outubro Rosa contra o Câncer”, que contou com a participação de profissionais da área de saúde, bem como, de representantes das mais diversas instituições. A audiência foi coordenada pela vereadora Terezinha Soares, presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social.

Primeira a se pronunciar, a vice-presidente da AMPARE, Glória Cortez afirmou que há muitos anos diversas instituições vêm lutando para que o governo do estado instale em Imperatriz a Oncologia Pediátrica. Ela observou que mulheres e homens devem se cuidar na prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata.

A médica Sarah Serruya alertou que o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres, mesmo assim, ainda existe muita rejeição para que elas realizem o exame de mamografia pelo menos uma vez por ano. 

O câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo. O alerta foi feito pela médica Adriana Martins, quando orientou a todas as pessoas a realizarem o exame de mamografia. De acordo com a médica, o exame de mamografia é o único que pode diagnosticar o câncer com menos de um centímetro. Quando é diagnosticado 95% dos pacientes têm chance da cura total da doença

A secretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Conceição Formiga, também orientou a todos sobre a necessidade de realizar exames, tanto de mama, quanto de próstata. Relembrou quando recebeu a notícia que seu esposo estava com câncer. Lembrou também que, recentemente, recebeu uma mulher humilde que estava acometida da doença e que havia retirado uma das mamas. 

Preocupante
Um dos pronunciamentos que mais despertou a atenção do público presente no plenário e galeria da Câmara Municipal foi do médico José Fernandes, diretor do Hospital São Rafael, um dos mais antigos de Imperatriz, e referência no tratamento do câncer em sua diversidade.

Ele chamou atenção para incidência do câncer de mama e apontou números de atendimento dos últimos anos no São Rafael. “São 19 mil consultas, mais de 5 mil exames de mamografia, mais de 37 mil exames de laboratórios de pacientes diagnosticados com câncer de mama”, afirmou.

José Fernandes revelou, ainda, que foram realizadas aproximadamente 650 cirurgias. Ele lamentou que muitos desses pacientes são levados ao hospital em estado adiantado. “Daí porque o melhor tratamento ainda é a prevenção, principalmente quando se trata do câncer de mama”, alertou.

O médico alertou, também, os homens, afirmando que estes também podem ter câncer de mama. “Inclusive eu perdi um amigo acometido dessa doença”, lembrou José Fernandes, ressaltando que, quanto mais cedo ele for diagnosticado, aumenta consideravelmente a chance de cura. 

Texto: ASSESSORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário