sábado, 26 de outubro de 2013

Bastidores da política deste sábado...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição deste sábado.

Bastidores
Outubro 26, 2013

Desobedientes
Os vereadores não atenderam ao apelo do colega Chiquim da Diferro, que em discurso na sessão de quinta-feira pediu para que não fossem prestigiar a solenidade de entrega de retroescavadeiras a municípios da região. As máquinas foram entregues a municípios com menos de 50 mil habitantes. O evento aconteceu ontem pela manhã, na FACIMP, com a presença do secretário da Infraestrutura, Luís Fernando. Alegando que são desprestigiados pelo governo, Chiquim disse que os vereadores “não são moleques de recado de prefeito, deputado e nem tampouco de secretários do governo do Estado”. Madeira e os representantes do governo demonstravam “preocupação” com Chiquim, rodeados de vereadores, prefeitos, deputados e outras lideranças políticas.

Agora vai
Ontem o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando, revelou a um grupo de políticos que no próximo dia 1º, quando vier inaugurar a Estrada da Universidade (Avenida Pedro Neiva de Santana/ Campus da UFMA), trará cópia do edital de licitação da obra de pavimentação da Estrada do Arroz. Vamos torcer para que desta vez a obra saia, porque até agora só foi promessa.

E...
O vereador Chiquim da Diferro é representante da região da Estrada do Arroz. Será que ele, a exemplo de ontem, se recusará a participar da solenidade quando o governo for anunciar o início da pavimentação da estrada?

Homenagem
A OAB/MA vai homenagear os deputados federais pelo Maranhão e três senadores que participaram da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, que no último dia 5 de outubro completou um quarto de século de existência. De Imperatriz tinha os deputados Onofre Correa e Davi Alves Silva (in memoriam). Os senadores constituintes homenageados serão Alexandre Costa (in memoriam), Edison Lobão e João Castelo.

Aliança
Se depender da vontade do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, a aliança com o PMDB será mantida no Maranhão. Ele esteve reunido com o vice-governador Washington Oliveira e o presidente estadual da legenda, Raimundo Monteiro. O PCdoB pressiona para que o PT apoie Flávio Dino. Se o grupo de Washington vencer o PED (Processo de Eleição Direta), a aliança estará mais do que assegurada.

Olha aí
Policiais militares do Maranhão já ameaçam fazer paralisação, a exemplo do que fizeram em novembro de 2011. Eles apresentarão uma pauta de reivindicações inicialmente ao Ministério Público, à OAB, à Procuradoria Geral de Justiça e à Secretaria de Estado de Segurança Pública. Se com a polícia dizendo que está trabalhando a situação tá braba, imagine ela parada. Os bandidos vão deitar e rolar.

Mais médicos
Desembarcam na terça-feira (29), em São Luís, 163 médicos estrangeiros para atuar em 69 municípios. Eles fazem parte do programa Mais Médico, que já contratou 37 profissionais para atuar no interior maranhense. Nos dias 30, 31 e 1º, participarão de uma programação de acolhimento, com a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e do Conselho Estadual de Saúde. O objetivo é informá-los sobre a situação da saúde no Maranhão, antes de iniciarem a atuação nos municípios.

Mais médicos II
No início de setembro, chegaram ao Maranhão 37 médicos. Na maioria de Cuba, eles estão atuando na atenção primária dos municípios de Altamira do Maranhão (2), Amarante do Maranhão (3), Arame (3), Buriticupu (3), Chapadinha (6), Coroatá (2), Monção (2), Santa Helena (2), São José de Ribamar (2), Serrano do Maranhão (2), Urbano Santos (2) e Vargem Grande (2), além de Distritos Indígenas (6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário