terça-feira, 8 de outubro de 2013

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira.

Bastidores
Outubro 8, 2013

Vice
Caso realmente o vice-governador Washington Oliveira saia candidato a deputado federal, o PT vai escolher um nome do Sul do Maranhão para ser o companheiro de chapa de Luís Fernando (PMDB). A preferência é pelo nome de uma mulher. Mas não seria de Imperatriz, embora essa fosse a vontade, porque o comando local petista não se junta com o Grupo Sarney. Um petista da ala de Washington Oliveira lembrou entre os nomes os de Regina Célia e da ex-deputada Terezinha Fernandes, esposa do ex-prefeito Jomar, mas pertencem ao grupo aliado de Flávio Dino. Em Açailândia, a principal estrela petista é homem, o ex-vice-prefeito Antonio Erismar. Com isso, as coisas estariam caminhando rumo a Balsas, onde há a professora e vereadora Fransuila Lopes Farias. É aguardar.

A verdade
Para quem estranhou a ausência do deputado federal Francisco Escórcio quando da vinda da governadora Roseana Sarney à região, é simples a explicação. Atendeu chamamento da Presidência da República, através da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que permanecesse em Brasília. Como vice-presidente da Comissão Mista do Programa Mais Médicos, acabou por presidir no Congresso os trabalhos da Comissão.

A propósito
Como se sabe, o deputado tem se desdobrado para cumprir compromissos em Brasília e se fazer presente nos municípios do Maranhão. Com o testemunho do prefeito Madeira, Chiquinho tem se destacado como forte aliado do município de Imperatriz. Seja na defesa de vários pleitos, seja na consolidação de recursos que se transformam em obras.

Jogo bruto
Na política não tem esse negócio de alisar adversário. Consta que em Imperatriz já começa a cair gente indicada para cargos públicos por ex-integrante do grupo governista. Vão ser agora acomodadas aonde? Só se for em prefeituras de municípios administrados pela oposição.

Mesma cara
Marina Silva disputando as eleições por um partido novo, criado por ela, seria muito diferente dela estar em uma sigla já manjada. Ao se filiar ao PSB, mostra que é só mais um político, como os demais. O PSB é liderado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Pensando bem
Marina/Eduardo é a aliança seringueira-cana-de-açúcar.

Oposição
O governo do Estado demonstra não estar discriminando municípios comandados pela oposição. Em Santa Inês, o secretário da Infraestrutura, Luís Fernando, assinou ordem de serviço para pavimentação de ruas da cidade, resultado da parceria entre o Governo e a Prefeitura. O prefeito é o ex-deputado federal Ribamar Alves, do PSB, partido aliado do PCdoB de Flávio Dino. Também foram firmadas parcerias em Timon e Caxias, administradas por dinistas.

Troca-troca
Quarenta e oito deputados comunicaram à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara a mudança de legenda. O Solidariedade (SDD) recebeu 21. Em segundo lugar ficou o Pros, com 14. Do Maranhão, trocaram de partido Domingos Dutra, que deixou o PT pelo SDD, e Simplício Araújo, que saiu do PPS e também se filiou ao SDD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário