terça-feira, 1 de outubro de 2013

Bastidores da política desta terça...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta terça-feira.

Bastidores
Outubro 1, 2013

Hora de limpar
O presidente estadual do PP, deputado federal Waldir Maranhão, esteve participando da Conferência Municipal do PCdoB e do ato de filiação de Rosângela Curado ao PDT. Portanto, o partido está definitivamente rompido com o grupo Sarney e, consequentemente, com o prefeito Sebastião Madeira. E por isso quem continuar na sigla deverá perder o cargo na prefeitura. O secretário de Esportes, Neto da Ampere, é do PP, mas não deve seguir o partido. Mesmo assim, há fortes rumores de que poderia ser exonerado a qualquer momento. O cargo era do partido. O PDT também já não é mais aliado de Madeira, aliás desde as eleições do ano passado, mas consta que ainda há pedetistas na folha da prefeitura. E aí, vão continuar? Há aliados precisando ser prestigiados.

Lá e cá
A advogada Radige Barbosa, ex-candidata a vereadora e da linha de frente do PMDB, levou faixa para o ato de filiação de Rosângela Curado ao PDT. Até ontem ela ainda não havia pedido desfiliação do PMDB. A direção do partido deve chamá-la para uma conversa, afinal Curado está na oposição e o PMDB é governo, tanto estadual como municipal. Da sigla, até agora só saíram três. O ex-prefeito Ildon Marques e dois sem voto.

Fogo amigo
Consta que durante uma reunião do PMDB, no último sábado, um dos militantes antigos não poupou críticas a um secretário e à própria administração municipal. E olha que o moço tem familiar na folha da prefeitura, exercendo cargo de confiança.

Fora
O deputado estadual Marcelo Tavares (PSB) não será candidato à reeleição. O sobrinho do ex-governador Zé Reinaldo Tavares está no terceiro mandato e vai ficar fora para participar da coordenação de campanha de Flávio Dino (PCdoB) na esperança de ganharem o Palácio dos Leões e ele assumir uma secretaria.

Mudando
Ontem o vereador Rildo Amaral iria pedir a sua desfiliação do PDT. Ele se elegeu pelo partido, mas a sua saída não colocará em risco o seu mandato por infidelidade partidária, porque deve se filiar a um partido recém-criado, o Solidariedade, fundado pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SP), que estava no PDT. O Solidariedade, 32º partido do país, teve a sua criação pelo TSE na terça-feira da semana passada. Tem a sigla SDD e o número 77.

Definido
Mara La Rocque já definiu o partido ao qual vai se filiar para disputar o mandato de deputada estadual. Ontem ela confirmou que na próxima sexta-feira, 4, assinará a ficha de filiação do PPS. Já deixou o PP. Para o ato, está confirmada a presença da deputada estadual Eliziane Gama, pré-candidata a governadora, além do vice-prefeito de Imperatriz e pré-candidato a deputado federal, Pastor Luiz Porto.

Ausência
A deputada estadual Valéria Macedo não participou do ato de filiação de Rosângela Curado ao PDT. A assessoria de Valéria justificou a sua ausência dizendo que ela tinha compromissos em Sítio Novo e Grajaú. O seu irmão, Deoclides Macedo, esteve presente e discursou.

Será se sai?
O Governo do Estado liberou cerca de 1 milhão de reais para a Associação dos Moradores da Vila Davi para a implantação do serviço de abastecimento d'água. A associação entraria com a contrapartida de 5%, mas não tem 1 real. Ainda estaria faltando a aquisição de canos. A prefeitura não faz parte do convênio e por isso não poderia liberar o recurso, cerca de 50 mil reais. O assunto foi discutido em sessão da semana passada na Câmara, com vereadores da própria situação direcionando críticas ao Executivo. O controlador-geral do Município, Cândido Madeira, topa uma audiência pública com as presenças do procurador-geral do Município, de um representante do Governo do Estado, da Associação dos Moradores da Vila Davi e da empresa que executa a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário