quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Bastidores da política desta quinta..

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quinta-feira.

Bastidores
Outubro 24, 2013

CPI
Na sessão de ontem, o presidente da CPI da Caema, vereador Carlos Hermes (PCdoB), usou a tribuna para garantir que a Comissão fará “um trabalho isento, técnico. Não é CPI da oposição, é da Câmara. Não farei palanque para A ou B”. Hermes e o relator da CPI, Aurélio Gomes, são do bloco de oposição ao prefeito Madeira e ao Governo do Estado. A CPI foi proposta por outro oposicionista, Rildo Amaral, pré-candidato a deputado estadual pelo Solidariedade (SDD). Apesar da situação ter 17 dos 21 vereadores, a CPI foi criada. Oito situacionistas assinaram a favor. Embora a garantia de Carlos Hermes, governistas acreditam que a oposição vai, sim, tentar tirar proveito político-eleitoral durante os trabalhos da CPI. E quem duvida?

Tucano novo
O empresário Ribinha Cunha filiou-se ou não ao PSDB? Há quem diga que viu a ficha assinada. Outros não acreditam porque acham que não haveria necessidade de “abafar” a filiação. “É um nome importante e seria motivo de festa”, afirma um tucano. Se foi ou não, o certo é que a informação mexeu com o ninho tucano, especialmente com aqueles que desejam ser o indicado pelo prefeito Madeira para a sua sucessão. Ribinha no partido se tornaria um concorrente forte. Nunca antes a família Cunha esteve tão ligada a Madeira como agora. O deputado estadual Léo Cunha terá seu apoio na luta pela reeleição, em 2014.

Tá fácil
Na Câmara Municipal de Imperatriz a situação tá levantando a bola para a oposição fazer gol. São 17 contra 4, mas quem está ganhando é a oposição, graças à falta de articulação política dentro do grupo. Falta um técnico. Os vereadores estão soltos, fazendo o jogo que bem entendem. Veja o caso da CPI, em que oito foram a favor. Agora na questão da segurança, levantam a bola para os oposicionistas, que chutam com vontade.

Fora
O ex-deputado João Macedo informou ontem que não seguirá a ex-candidata a prefeita Rosângela Curado na sua ida à oposição. “Continuo no grupo. Não conheço o Flávio Dino. Conheço o Luís Fernando”, disse Macedo, adiantando que não será candidato em 2014. Ele é filiado ao PTdoB.

Dobradinha
Revela-se que o vereador Rildo Amaral, pretenso candidato a deputado estadual, vai apoiar para federal o deputado Simplício Araújo, que trocou o PPS pelo SDD, mesmo partido de Rildo. Simplício é da região do Médio Mearim.

Pensando bem
Haverá de ficha limpa a ficha suja na entrega de título de cidadania em dezembro, outorgado pela Câmara de Imperatriz. O juiz Marlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, será agraciado. Político com problemas na justiça também receberá o título. Ontem, a concessão de mais títulos foi aprovada. Foram mais quatro.

Voltando
Hoje pode ser o último dia do prefeito em exercício Pastor Luiz Porto no comando do município. O prefeito Sebastião Madeira já se encontra no País, de volta dos Estados Unidos, e deve chegar amanhã em Imperatriz, vindo de São Paulo. Madeira teria antecipado a chegada por causa da vinda da governadora Roseana Sarney para a entrega de retroescavadeiras a prefeitos da região tocantina. Será às 9h desta sexta-feira, na Facimp. Presente o Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário do Maranhão, Ney Jefferson Pereira Teixeira.

Medicina
A comissão formada para implantação do curso de Medicina da UFMA em Imperatriz e o reitor Natalino Salgado, acompanhados do prefeito Sebastião Madeira, do deputado federal Francisco Escórcio e do diretor do CCSST, Marcos Fábio, farão uma visita nesta sexta-feira ao Campus Avançado da Universidade para verificar as instalações onde funcionará o curso de Medicina, que deve ser iniciado no primeiro semestre de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário