quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bastidores da política desta quarta...

Imperatriz - Confira alguns tópicos da "Coluna Bastidores", escrita pelo jornalista Coló Filho, no jornal "O Progresso", edição desta quarta-feira.

Bastidores
Outubro 23, 2013

(In)segurança
O assunto predominante no grande expediente da sessão de ontem da Câmara foi a questão da segurança em Imperatriz. A bola foi levantada pelo vereador Fidélis Uchoa, que também é repórter policial. Destacando o índice de violência na cidade, ele disse que alertou o comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Edeílson Carvalho, para que tenha cuidado, pois nos últimos dias já roubaram carro de delegado e de juiz. Fidélis afirmou que não vai mais fazer reclamação ao secretário de Segurança, mas diretamente à governadora Roseana Sarney. Louvável a preocupação do vereador, mas ele pode estar exagerando quando diz que há falta de investimento no sistema da segurança em Imperatriz. Nos últimos dois anos foram entregues dezenas de viaturas às polícias Civil e Militar. O efetivo policial também foi aumentado e no momento há novos policiais passando por um curso. O problema é que a máquina policial pode estar sem funcionar a contento por falta de um melhor planejamento de ação, e não de investimentos. O vereador Roma, que a exemplo de Fidélis é repórter policial, disse na sessão que está sendo criada uma associação pelas vítimas de roubos de motos, as quais confessaram que não estão sentindo empenho da Polícia nas investigações. A primeira reunião contou com a presença de mais de 30 vítimas. O certo é que o índice de criminalidade, especialmente na questão de roubo, tem aumentado na cidade. É aguardar uma ação mais eficaz do sistema de segurança.

Também
Fidélis Uchoa destacou que tem recebido reclamações de populares em relação ao 190. “O telefone chama, chama e ninguém atende”, afirma o vereador, baseado nas reclamações.

CPI
A Câmara Municipal de Imperatriz escolheu os integrantes da CPI da Caema, criada para “apurar omissão de investimento para fornecimento de água”. Há um contrato firmado em março de 1974 entre a Caema e a Prefeitura para exploração do serviço de abastecimento de água. A CPI é composta de cinco membros, que foram escolhidos nessa segunda-feira: Carlos Hermes (PCdoB), presidente; Aurélio Gomes (PT), relator; Eudes Feitosa (PTdoB), Fidélis Uchoa (PRB) e Raimundo Roma (PSL).

Na paz
Ontem à tarde, o prefeito em exercício Luiz Carlos Porto assinou alguns decretos e hoje pela manhã vai entregá-los à Câmara. Em visita a O PROGRESSO, ele disse que está tudo caminhando tranquilamente, “sem sobressaltos. Vou devolver o comando do município ao prefeito Madeira sem nenhum problema”. Nesta quinta-feira Pastor Porto oferece um café da manhã ao bispo Dom Gilberto Pastana e aos padres para apresentar um balanço da administração municipal. Na sexta-feira se reunirá com os pastores.

Ganha e perde
A deputada estadual Eliziane Gama (PPS), pré-candidata a governadora, se reuniu ontem em Teresina-PI com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), pré-candidato a presidente da República. Conversaram sobre o cenário político com a possibilidade do PT fechar aliança com o PCdoB no Maranhão. Nesse caso, o PSB não faria coligação com o PCdoB. O PPS, além de conseguir o PSB, ainda teria a adesão do PSDB, já que os tucanos não se juntariam ao PCdoB tendo o PT também na aliança.

Apoio
Pré-candidato a deputado federal, o prefeito em exercício Luiz Carlos Porto (PPS) terá o apoio do Pastor Cavalcante, que desistiu de ser candidato a federal e vai disputar uma cadeira da Assembleia Legislativa. Cavalcante é presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Sul do Maranhão, abrangendo 37 municípios. São mais de mil igrejas e mais de 100 mil eleitores. O apoio será oficializado em janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário