quinta-feira, 14 de março de 2013

Bastidores da política desta quinta.....................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 14 de março de 2013, escrita pelo jornalista, Coló Filho. 

Bastidores
Março 14, 2013

Polêmica à vista
O Governo do Estado ainda não anunciou em que local será construída a escola de tempo integral que deverá ser implantada em Imperatriz. O vereador Esmerahdson de Pinho apresentou uma Indicação solicitando que a escola seja construída no Parque Alvorada. O prefeito Madeira, inclusive, já teria garantido a doação do terreno. Mas o assunto pode render. É que há vereadores e os próprios moradores da área da Estrada do Arroz que defendem a implantação da escola no povoado Olho d’Água. Hoje tem uma audiência pública na Câmara com o Fórum de Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento das Comunidades da Estrada do Arroz para discutirem este e outros assuntos, como a pavimentação da rodovia. Para essa questão, já há uma resposta: o secretário da Infraestrutura, Luís Fernando Silva, anunciou que a obra será iniciada ainda este ano. Será uma audiência pública movimentada.

Ausente
O vereador José Carneiro dos Santos, o Buzuca (PSDB), não está mais hospitalizado, tanto que na tarde de anteontem ele se apresentou na polícia. Mas o vereador ainda não voltou a participar das sessões da Câmara. Buzuca envolveu-se em um acidente que resultou na morte de duas pessoas.

Lagoa
Na sessão de ontem, quando vereadores falavam sobre o alagamento das ruas durante a chuva de terça-feira, um jornalista saiu com essa: o vereador Marco Aurélio vai apresentar uma Indicação solicitando a construção de um viaduto no cruzamento das ruas Souza Lima e Aquiles Lisboa para que os alunos do Teorema possam sair depois das chuvas. Aurélio é o dono do cursinho. Brincadeira à parte, realmente a situação ali está feia. Como em outros setores da cidade. Quando chove, as ruas viram lagoas. Ontem o Bom Dia Brasil mostrou a situação depois da chuva de terça-feira.

Reforçando
O PT ganha mais uma fatia do bolo no Governo Roseana. José Ferreira Costa, ex-reitor do IFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, foi anunciado ontem como secretário de Ciência e Tecnologia. O Partido dos Trabalhadores já comanda as secretarias de Trabalho e Economia Solidária e Assuntos Estratégicos. Além disso, tem o vice-governador, Washington Oliveira. Como se vê, a governadora busca reforçar a aliança visando a reedição da aliança PMDB-PT, em 2014.

O que será?
Na sessão de ontem, uma vereadora fez questão de demonstrar para os jornalistas que está “bicuda”. Provocada, não quis falar nada. Mas tem algo a ver com o Palácio Renato Moreira.

Cobraram
Vereadores usaram a tribuna, ontem, para destacar o anúncio feito pelo secretário de Infraestrutura sobre o asfaltamento da Estrada do Arroz. Os vereadores, assim como deputados e outros políticos, não perdiam oportunidade para reivindicar a obra. O vereador Fidélis Uchoa, por exemplo, lembrou que há duas semanas apresentou Indicação pedindo o asfaltamento. A insistência dos políticos pode até não ter levado o governo a resolver fazer a obra, mas não pode ser ignorada. Eles fizeram a sua parte. Cobraram. Ouvidos ou não, a obra vai sair. É o que interessa.

Mudança
O deputado Raimundo Cutrim (PSD) declarou, ontem, que tomou conhecimento de um projeto de lei do Poder Executivo que poderá ocasionar graves prejuízos ao sistema de segurança pública do Estado e, especialmente, aos oficiais da PM. A informação é de que haveria mudança no prazo para que oficiais sejam levados à reserva. Segundo o deputado, o projeto propõe um prazo de cinco anos para a reforma de coronéis e de 10 anos para tenentes-coronéis.

Mudança II
Cutrim lembra que “hoje nós temos 19 coronéis aqui na Polícia Militar, 11 desses coronéis foram promovidos recentemente, em 2012”. Ele explica que, como atualmente a média de idade dos coronéis é de 49 anos, o projeto de lei poderá ocasionar um imenso prejuízo para o Estado. “Como é que um Estado pode obrigar um militar, um coronel ir para a reserva aos 50 anos de idade? E a lei prevê que a compulsória é de 70 de idade. Nas Forças Armadas, os generais se aposentam com 66 anos. Aqui no Maranhão querem que um coronel se aposente com 47 anos, 48 50, 51 anos, sendo que a média de idade dos coronéis é de 49 e 50 anos”, advertiu o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário