terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bastidores da política desta terça..................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta terça-feira, 22 de janeiro de 2013, escrita, interinamente, pelo jornalista Illya Nathasje. 

Bastidores
Janeiro 22, 2013

Dragas e camelôs
Em mais de um aspecto, dragas e camelôs têm tudo a ver. A exploração desenfreada promovida pelas dragas é motivo de reclamações constantes por aqueles que não suportam ver o Tocantins, maior patrimônio natural de Imperatriz, ser dilapidado. Além de tornarem a paisagem uma coisa horrorosa, ponto de identificação com as barracas que tornam a avenida Getúlio Vargas, uma feiura; as dragas contribuem com seu produto - a areia - para destruírem as ruas da cidade, pela maneira que é transportada, molhada, derramando água por onde passa. Mais uma vez igual aos camelôs e aí, se inclui muitos proprietários de loja que deixam o lixo a seu bel prazer, sujando a cidade. Aliás, há uma suspeita forte de que muitos camelôs seriam, na verdade, empregados de - feitas aqui as exceções que norteiam a praxe - donos de lojas. Muitos desses, inclusive, merecem uma ação da SEPLUMA, por conta das calçadas obstruídas. Se a gestão municipal resolver os problemas criados por esse trio - dragas, camelôs e calçadas obstruídas - a população de Imperatriz, pode-se dizer, ganhou o ano.

A propósito
É meio gozação, mas, se impossibilitado de retirar os camelôs, fica aqui a sugestão e veremos quem é dono de loja e explora esse tipo de comércio: façam um rodízio. Peguem um camelô que está em frente a uma determinada loja e mande-o para uma calçada outra, no quarteirão da frente, por exemplo. Da reação do proprietário, certamente, vamos descobrir uma nova categoria, o camelô preferido, ou de estimação, como queiram.
- Vai ter gente por aí justificando a preferência com o argumento de que "pelo menos esse eu conheço".

Ela voltou
Destemida no governo José Sarney, quando dominava brasileiros e brasileiras, e domada no governo FHC por força do Plano Real, Dona Inflação voltou com força total. Quem está no mercado financeiro - a dona de casa sabe disso, quem trabalha paga na pele - vê a cada dia cair a estimativa de crescimento da economia e subir a projeção da inflação. Para este ano, nem janeiro acabou, já está para quase 6 por cento. Duro é que esse índice é estatística do governo. Quem vai ao Mercadinho ou à Feirinha do Bacuri e outras mais, sabe: a farinha, que agora custa 5 reais o quilo, custava 2 reais no ano que passou. Aí não tem quem entenda os números que fazem a Caema, por exemplo, reajustar o preço.

Abuso
Todo começo de ano é a mesma coisa e não se conhece ações dos quem de direito para combater o absurdo. O preço do material escolar em Imperatriz chega às alturas com uma variação de preços de mais de 300 por cento em relação a janeiro do ano que passou. Cores diferentes aqui, mudanças de layout ali, uma capa de caderno moderninha e pronto, está tudo preparado para justificar o aumento.

Conta gotas
O combate a exploração dos preços é o ideal que nunca acontece, portanto, é só um rápido analgésico a sub-emenda do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) ao Projeto de Lei 337/2007, que permite abater no Imposto de Renda o valor de R$ 1.076,82. O valor é baixo e pior, não contempla famílias com filho bolsista em escolas particulares ou em escolas bancadas por entidades, Sesi, por exemplo, cujo material escolar tem que ser comprado.

Alô, cabo Jota
A partir do dia 2 de fevereiro, os motoboys - motociclistas que usam o veículo para trabalhar com entregas - que não tiverem passado por curso de capacitação, não usarem colete com faixas reflexivas, nem trafegarem usando antena corta-pipa e protetor de pernas poderão ser multados pela fiscalização do trânsito. As determinações fazem parte de norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A norma vale também para os mototaxistas, que em Imperatriz já cumprem o requisito, menos o de usarem protetor de pernas.
- Perguntar não ofende: motoboy na cidade já foi cadastrado?

Anotem!
Desde o final do governo Ildon Marques (2008) que Imperatriz possui uma das mais caras tarifas de transporte coletivo do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário