sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bastidores da política desta sexta..................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 25 de janeiro de 2013, escrita, interinamente, pelo jornalista Illya Nathasje. 

Bastidores
Janeiro 25, 2013

A avestruz e o buraco
A droga que assola os grandes centros é a mesma que circula por aqui, e o crack, por seu baixo preço de aquisição, é só uma parte dela que domina Imperatriz. Nesse momento em que o Governo e a Justiça no Estado de São Paulo tomam medidas para agilizar a internação de dependentes químicos, quais passos Imperatriz e o governo vão dar para adotar medidas para proteger os viciados (as primeiras vítimas), suas famílias e a sociedade? Se compulsória, os críticos defendem o direito do viciado e ignoram o direito da família e da sociedade, o que não significa fugir da responsabilidade; se voluntária, aos que defendem, a pergunta é: tem condições alguém que, dependente, não consegue se livrar do uso, de buscar tratamento? É uma cruz e uma espada, assim, como se encontra Imperatriz. Não adianta fazer o jogo da avestruz e enfiar a cara no buraco, ignorando o que acontece ao redor. A iniciativa de São Paulo é louvável por estabelecer a busca por soluções e já começa a ser copiada. Minas Gerais diz que vai praticá-la a partir desta segunda-feira. Se o combate ao tráfico resulta menor que a oferta, valorize-se aqui a ação da polícia, não custa lembrar que nem sempre a paciência ou a tolerância é a melhor atitude.

Alô, cabo Jota
A população quer saber quais medidas foram tomadas pela SETRAN para melhorar efetivamente a prestação de serviços aos usuários oferecida pela empresa VBL.

Mudar é
Apresentada em 2011, a PEC proposta pelo senador Pedro Taques (PDT-MT) que altera as regras relacionadas à nomeação de integrantes do Poder Legislativo para o Executivo dorme nas gavetas da Casa. E ela faria um bem danado ao país. Simplesmente impede que integrantes do Poder Legislativo ocupem cargos no Poder Executivo, como os de ministro de Estado e secretário estadual ou municipal. A nomeação como é atualmente traz dois males, um quando permite a quem fez campanha para o Legislativo não cumprir o papel que se propôs e pior, que o suplente assuma o cargo do titular. Suplente, como se sabe, não faz campanha, não é votado. Vai ter compromisso com quem? Com o que?

… preciso
Só para se ter uma ideia, há seis senadores exercendo cargos no Executivo. São eles: Garibaldi Alves Filho (Previdência), Edison Lobão (Minas e Energia), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Marcelo Crivella (Aquicultura e Pesca), Marta Suplicy (Cultura) e Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais).

INSS
A suspensão de auxílio-doença antes de ser efetuada a perícia médica poderá ser proibida. Precisa acontecer. Em Imperatriz o quadro, que não é diferente de outras cidades, é de martírio para os muitos usuários que vivem “pendurados” em busca de marcar uma data. Essa nunca acontece antes dos 90 dias. Até lá, benefício que é bom... Ó!

Abraço de turco
De pires na mão, os prefeitos que forem a Brasília, na segunda-feira, dia 28, poderão receber durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos, uma boa notícia. A presidente estuda anunciar a possibilidade de ser feito um encontro de contas previdenciárias dos municípios, resultando num balanço entre o que as prefeituras devem e o que têm a receber do INSS. A ideia é diminuir e até zerar a dívida de algumas cidades.
- A Coluna desconhece qual município maranhense tem algo a receber do INSS, se não o carnê para pagar o parcelamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário