sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bastidores da política desta sexta................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta sexta-feira, 18 de janeiro de 2013, escrita, interinamente, pelo jornalista Illya Nathasje. 

Bastidores
Janeiro 18, 2013

S. O. S
É como está pedindo a saúde no Brasil inteiro. Em Imperatriz, a cidade sofre por estar bem situada para habitantes do Pará e do Tocantins, como se não bastassem as cidades do Maranhão nas divisas com os dois estados e, ainda, todas as do sul maranhense. Nessa semana, o Socorrão ultrapassou toda “a capacidade de ajuntamento”. Ambulância virou o melhor doutor e gasolina, a melhor enfermeira que um prefeito pode comprar e tome procissão. Nesse início de ano, o quadro é pior que o de janeiro de 2012, agravado pelo grande número de gestores novatos (foram poucos os reeleitos) que alegam a situação de penúria deixada pela maioria de derrotados. Sem saúde em seus municípios, a melhor solução adotada pelos prefeitos é tocar para adiante.

Ponte do Angical
Informado na tarde de ontem sobre a queda da ponte do Angical, entre Olho D’Água e Coquelândia, o prefeito Sebastião Madeira, mesmo sabendo que o governo do Estado pretende investir 70 milhões na construção da Estrada do Arroz, tomou a iniciativa de resolver o problema. Já na quarta-feira começam os trabalhos de recuperação. O gestor afirmou que, mesmo a estrada sendo estadual, o município, por estar mais próximo da comunidade, deve procurar minorizar os problemas que uma interdição causa.

Irresponsabilidade e morte
Passou da hora. Todo dia tem um ou dois, ou mais acidentes de trânsito em Imperatriz. Na tarde de quarta-feira, uma senhora foi vitimada no trânsito quando transitava em uma calçada, tudo por conta de um veículo que invadiu a preferencial, bateu em outro e... Não dá para justificar o ato falho dizendo que falta sinalização. Esta poderia ser melhor, é uma verdade, horizontalizada, inclusive, mas existe. O que não existe é bom senso e respeito praticado por boa parte dos motoristas, seja de carro de passeio, utilitário, ônibus ou motos. Dá no que deu: irresponsabilidade e morte.

Babel
Se o celular veio para, entre outros, facilitar a comunicação, a ambição pelo lucro das operadoras deixa todos mudos. Esse é o extrato que se pode fazer da recente decisão da Anatel que acaba de liberar promoções de telefonia celular. Ela diz que vai avaliar o impacto, mas isso resulta em que? Mais promoções resultam na queda da qualidade dos serviços. Pergunte a qualquer consumidor qual o reflexo que a ação da Anatel tem em sua vida enquanto benefício na relação com as operadoras. - Mas não pergunte via celular...

Alto lá
Estudo promovido pela Anac afirma que o custo médio das passagens aéreas caiu pela metade. É uma meia verdade. Depende da época e do lugar. Todos sabem que uma passagem de São Luís para Brasília é mais barata que uma de Imperatriz para o mesmo destino. Quem deseja viajar neste período se assombra quando consulta o preço. Quando a Anac relaciona os últimos dez anos afirmando que o valor médio da passagem doméstica, R$ 267,31 contra R$ 542,64 cobrados em 2002, caiu, vem uma certeza: - nessa estatística não constam os preços praticados pela TAM e GOL em Imperatriz, tampouco os da aviação regional.

Seu lugar, rapaz
Para se ter um ideia das surpresas que aconteceram nestas eleições em Imperatriz, o colunista aqui presenciou ontem, na Câmara, um novo edil chamar o presidente de “seu” Hamilton”. É mole? É duro (o rapaz ainda não descobriu seu lugar), mas é verdade.

Sucata
Pela quantidade de lata velha que circula na cidade como se ônibus fossem, Imperatriz e seu serviço de transporte coletivo logo, logo vão ganhar o título de Rainha da Sucata.

Que coisa
E Castelo, hem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário