quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bastidores da política desta quinta................


Imperatriz - Veja as principais notícias da política de Imperatriz na reprodução da coluna "Bastidores" do Jornal "O Progresso" desta quinta-feira, 17 de janeiro de 2013, escrita pelo jornalista Coló Filho. 

Bastidores
Janeiro 17, 2013

Casa arrumada ou…
Reeleito, o prefeito Madeira vive o drama de conviver com a falta de bom senso de alguns secretários. O negócio é empregar... até o periquito, se der bobeira. O que mais tem funcionando é o artigo “cesto” de tantos cortes que a caneta do gestor impõe nas listas ora apresentadas e não é menor a quantidade de NÃOS por ele dada a cada dia. É sabido que a cada eleição surgem novos compromissos, mas a pergunta é simples: se antes as secretarias funcionavam com determinada quantidade de funcionários, por que agora, aos que já estavam, tem que se somar novos. É de Drumond (Carlos de Andrade) o poema onde a porta estreita só permitia entrar um de cada vez. É ‘A verdade’. Assim é que Madeira gostaria que agissem seus secretários quando se trata de compor o quadro: para entrar um, outro deveria sair.
- Fora daí, é casa arrombada. Não tem receita que dê para segurar uma folha salarial cheia de apadrinhados.

Resposta
As filas que se formam na porta da Escola Tiradentes e Graça Aranha em busca de uma vaga traduzem o bom ensino praticado nessas unidades. Desde segunda-feira que é grande a quantidade de interessados. O Colégio Militar promove seleção, o Graça Aranha, não.

Via crucis
Não é fácil a vida de muitos prefeitos que assumiram mandatos. Prefeituras e contas saqueadas é o que exibe boa parte dos gestores entrantes. Se é verdade ou não, é outra coisa e aí não cabe reclamar. Quem disputou a eleição subiu no palanque convencendo o eleitor de que tinha a melhor proposta, inclusive soluções. Então, meus caros, vamos arregaçar as mãos, montar a equipe e … trabalhar. Diga-se de passagem, tem muita gente reclamando, mas não tem ninguém lamentando ter sido eleito. Tanto que não houve nenhuma renúncia.
- Senão, o tempo passa e a conversa, verá se, então, é fiada.

Passado
O falecimento de Washington Plácido e de Bida Graciano trouxe à memória nomes que ocuparam o Legislativo no tempo em que o município de Imperatriz tinha outra geografia, alterada a partir de 1995 com a eleição nos povoados tornados novos municípios. Ney Bandeira e Washington Plácido (Ribeirãozinho), Salvador Rodrigues (Cidelândia); João Pinto e o próprio Bida (Vila Nova), Chagão e Nerias Teixeira (São Pedro da Água Branca). Um ponto comum entre mortos e vivos é que estes últimos, politicamente, também estão.

Biografia
Alguns desses chegaram a prefeitos. Caso de Washington Plácido (2005-2008), Ney Bandeira em Governador Edison Lobão, João Pinto em Vila Nova dos Martírios (1996-1999 / 2000-2003), Nerias Teixeira em São Pedro da Água Branca (1996-1999). Já Bida Graciano (última eleição) e Salvador Rodrigues (1993-1996), administração Renato Moreira chegaram a vice, de Vila Nova dos Martírios e Imperatriz, respectivamente.

A propósito
Autor da frase de que “o povo merece é taca”, por conta da derrota sofrida quando se candidatou à reeleição, Nerias Teixeira aprendeu que o povo pode, sim, ser sábio. Nunca mais lhe deu um mandato.

BL
O Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Imperatriz promove sua tradicional confraternização anual no dia 31. Como de costume, prestará homenagem a quem contribui para o seu engradecimento. A Coluna agradece o convite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário