terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ACII comemora 53 anos...


Imperatriz - Nesta sexta-feira, 01 de fevereiro, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) completa 53 anos de fundação. Para comemorar a data, a entidade lançará no Palácio do Comércio a exposição fotográfica “Memórias ACII: Cotidiano e histórias do desenvolvimento”. 

A mostra apresentará fotografias de momentos marcantes da trajetória da ACII, suas reivindicações em prol do desenvolvimento da cidade, e eventos realizados pela instituição. 

Inicialmente, a mostra estará na recepção do Palácio do Comércio de Imperatriz. Em seguida, ela percorrerá os shoppings da cidade e encerará sua exibição no aeroporto Renato Cortez Moreira. A exposição é aberta ao público. 

História
Fundada em 1° de fevereiro de 1960 por um grupo de comerciantes e industriais liderado pelo prefeito em exercício Raimundo de Moraes Barros, a Associação Comercial de Imperatriz (ACI), como era denominada na época, surgia para lutar em prol do desenvolvimento do comércio e de outras categorias ainda sem entidades representativas.

Reconhecida como de utilidade pública em 16 de abril de 1968, por meio da Lei Municipal N. 02/68, a ACI já se distinguia pelo dinamismo de seus líderes e o vigor de sua atuação frente ao crescimento do município. Durante a gestão de Manoel Ribeiro Soares, entre 1960 e 1963, a entidade reivindicou a Viação Aérea São Paulo (Vasp) o retorno das escalas regulares de voos dessa companhia, os quais estavam suspensos. 

Na década de 1970, a ACI se empenhou pela implantação do Distrito Industrial de Imperatriz, instalado em meados dos anos 80 no povoado Lagoa Verde. E em 1972, diante do crescimento das atividades industriais, a jurisdição da ACI foi ampliada e a entidade passou a ser denominada Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).

Outras reivindicações encabeçadas pela ACII foram a instalação do Centro de Convenções em 2003, e a construção da Ponte Dom Affonso Felippe Gregory. Ainda, em 2011 a entidade contribuiu mais uma vez com o município com a produção da obra Perfil Imperatriz. O livro traça o perfil socioeconômico de Imperatriz e aponta rumos para investimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário