segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Que dia é hoje?

Dia da Saudade

Saudade... Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoa ou coisa distinta ou extinta; Pesar pela ausência de alguém que nos é querido. Está aí uma maneira muito seca de definir a Saudade. Digamos até um modo Aureliano de definição. Saudade é sentimento; Saudade é estado; Saudade é caso; Saudade é resultado.

Veja o que mais se comemora hoje:

Dia da Não Violência
Parece-nos a cada minuto inalcaçável, mas a paz é um sonho dourado que há de nos iluminar um dia - mas que venha logo esse dia.

Dia da Saudade
No dia 30 de janeiro se comemora o Dia da Saudade. A palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas em nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio:

Dia de Ghandi
O Dia da Não-Violência foi baseado nos ensinamentos e feitos desse homem iluminado, mostrando-nos o caminho para a compreensão entre todos os humanos através do não-revide ao ser agressor.

Dia de Santa Martinha
Comemoramos hoje o dia de Santa Savina, Santa Jacinta, Santa Bertila, Santa Martinha e São Barsimeu.

Dia do Pajador
(em homenagem ao aniversario do Poeta e Pajador Jayme Caetano Braun).

Dia Nacional da História em Quadrinhos
Muito antes do genial Mauricio de Souza e sua Turma da Mônica, diversos heróis das histórias em quadrinohs já davam o ar da graça, como Nhô Quim, em 1869, pelo italiano angelo Agostini; Depois vieram Chiquinho, da revista Tico-tico, Reco-reco, Bolão e Azeitona, e muitíssimos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário